O exercício inclui 1.500 pessoas que estão treinando juntos em resposta a desastres, prontidão médica, defesa cibernética, busca e recuperação, resgate na água e táticas de combate com armas leves.
Durante o período de 27 de maio a 14 de junho, médicos do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Peru colaboraram em uma missão humanitária e de intercâmbio profissional chamada Resolute Sentinel (RS24).
Esse exercício conjunto, liderado pelo Comando do Sul dos Estados Unidos (U.S. Southern Command), ocorreu nas cidades de Iquitos, Pucallpa e Lima, no Peru.
Nesse exercício, realizado nas cidades de Iquitos, Pucallpa e Limam, no Peru, a participação da saúde consistiu na realização de uma Ação Cívico-Social (ACISO), envolvendo equipes de saúde dos Estados Unidos, Peru e Brasil, que operaram de forma conjunta nos atendimentos médicos e odontológicos à população das cidades.
A área de saúde participou de uma Ação Cívico-Social (ACISO), na qual equipes de saúde dos Estados Unidos, Peru e Brasil trabalharam em conjunto para fornecer atendimento médico e odontológico à população local.
Os profissionais enviados incluíram médicos especialistas em pediatria e dermatologia, além de dentistas e técnicos de enfermagem, todos militares da FAB.
Segundo a comandante do HCAMP, major médica Juliana Freire Vanderstten, a FAB atuou nas ACISO e em evacuações aeromédicas (EVAM), em dois locais da Amazônia Peruana: Iquitos e Pucallpa, com atendimento médico e odontológico.
“Nós operamos e atendemos em conjunto com os médicos peruanos e americanos, o que foi importantíssimo, pois tivemos muita troca de experiências. Eles se surpreenderam muito com a nossa forma de trabalhar, principalmente com a forma que atuamos na Operação Excelsior, que é uma missão ACISO”, explicou a médica da FAB.
Durante o Resolute Sentinel, as equipes médicas se integraram às estruturas locais, trabalhando em conjunto nas salas de emergência, ambulatórios e centros cirúrgicos das cidades.
Essa colaboração resultou em um aumento da capacidade de atendimento das unidades de saúde locais e também proporcionou uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de práticas médicas e conhecimentos técnicos.
VISÃO GERAL DO RS/2024
O Resolute Sentinel começou em 27 de maio e ocorreu durante três semanas. O exercício foi uma oportunidade de treinamento multinacional que melhora a prontidão dos EUA e de militares dos países parceiros, através de:
- assistência humanitária,
- resposta a catástrofes,
- conscientização do domínio espacial,
- segurança cibernética,
- operações especiais,
- exercícios de contra-ameaças,
- intercâmbios legais e médicos, e
- projetos de construção.
O Resolute Sentinel teve início em 2021 como um exercício da 12ª Força Aérea (Força Aérea Sul) liderada pelos EUA.
O exercício foi uma evolução dos antigos exercícios de treinamento em assistência humanitária New Horizons e Beyond the Horizons.
O pessoal das comunidades médicas e militares dos países participantes trabalham em conjunto para partilhar táticas, técnicas e procedimentos a fim de garantir uma integração perfeita durante futuras emergências ou tempos de crise.
As operações e exercícios multinacionais como o Resolute Sentinel aumentam a capacidade dos parceiros dos EUA de operar em ambiente conjunto e de alta intensidade, melhorando a prontidão, a capacidade de resposta e a interoperabilidade.
Em resumo, melhora a capacidade de cooperação e integração, tanto em tempos de paz como em tempos de crise, melhorando a capacidade global de se trabalhar em conjunto.