O blindado modelo Centauro II, o primeiro adquirido pelo Exército Brasileiro para a renovação da frota, segue retido no porto de Hamburgo, na Alemanha. O veículo embarcaria para o Brasil no dia 20 de junho, mas, segundo reportagem da CNN, foi retido por falta da documentação necessária.
Ouvido pela CNN, o Exército informou que os trâmites alfandegários estavam sendo concluídos e que o blindado italiano desembarcaria no Brasil nesta terça-feira, 2 de julho, o que ainda não foi confirmado.
Ao todo foram comprados 98 veículos blindados pelo governo federal junto ao consórcio das montadoras italianas Iveco-Oto Melera pelo valor de R$ 5 bilhões. A compra chegou a ser suspensa pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) devido à política de cortes de despesas no Poder Executivo Federal à época, mas a liminar foi derrubada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Em documento elaborado pra justificar a compra do modelo Centauro II, os militares do Exército argumentaram que o modelo é a melhor viatura da sua categoria em relação aos países da América do Sul e dispõe de tecnologia agregada e capacidades operativas que a tornam de alto valor na projeção nacional, além de acrescentar muito à capacidade operacional da Força Terrestre.
O modelo adquirido pelo Exército brasileiro conta com:
– Canhão 120/45 mm (105/52 mm opcional intercambiável para 120 mm)
– Blindagem V nível máximo, capaz de lidar com ameaças como minas terrestres, explosivos improvisados e munições cinéticas de última geração
– Sistema de combate a incêndio e anti-explosão
– 720 cavalos de potência (24 CV/tonelada)
– Controle digital da pressão dos pneus
– Autonomia de 800 km
– Velocidade máxima de 105 km/h
O jornal O Globo voltou a procurar o Exército para saber de uma nova previsão, mas a corporação não se pronunciou.