Jaru (RO) – A Engenharia do Exército Brasileiro, por meio do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), iniciou a fase final da implantação de vias laterais na travessia do Rio Jaru, na BR-364, em trecho que atravessa a área urbana da cidade de Jaru (RO). Atualmente, 70% dos 2,6 km da duplicação já foram executados, marcando um avanço significativo no cronograma da obra.
Objetivo da Obra
O principal objetivo da obra é a implantação de um pavimento de alto suporte de carga no trecho considerado. Este segmento da BR-364 recebe uma grande quantidade de carretas que escoam commodities como a soja até a cidade de Porto Velho (RO). De lá, a carga segue por transporte fluvial pelo Rio Madeira, facilitando a logística e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
A duplicação da BR-364 visa não apenas melhorar a infraestrutura rodoviária, mas também aumentar a segurança e a eficiência do transporte de mercadorias. A modernização do pavimento reduzirá o tempo de viagem e os custos de manutenção dos veículos, beneficiando diretamente os produtores e transportadores.
Características da Obra
A implantação de vias laterais é considerada uma obra de grande complexidade de engenharia devido às diversas soluções técnicas executadas. Entre as tecnologias empregadas estão a utilização de base em brita graduada tratada com cimento (BGTC), pavimentação utilizando cimento asfáltico de petróleo (CAP) com polímero, e drenagem profunda com a aplicação de bueiro simples tubular de concreto (BSTC).
Nesta fase final, o Batalhão está construindo o aterro, que soma 23.000 m³ a serem compactados no encabeçamento das margens da ponte nova. Esta ponte está sendo construída por uma empresa terceirizada e representa um dos elementos críticos da obra. Em seguida, será realizada a base em brita graduada tratada com cimento e duas camadas de pavimentação, sendo a última utilizando o CAP com polímero, o que garantirá maior durabilidade e resistência ao pavimento.
Operação Jaru
A Operação Jaru, executada pelo 5º BEC, é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério da Defesa, por intermédio do Exército Brasileiro, e o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Esta colaboração é fundamental para a execução de obras de infraestrutura em regiões estratégicas do país, proporcionando recursos e expertise técnica para enfrentar os desafios inerentes a projetos dessa magnitude.
A conclusão desta obra trará inúmeros benefícios para a população local e os usuários da rodovia. A melhoria na infraestrutura viária permitirá um tráfego mais seguro e eficiente, contribuindo para a redução de acidentes e melhorando a qualidade de vida dos moradores de Jaru e das cidades adjacentes. Além disso, a obra impulsionará o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de mercadorias e promovendo a integração com outras áreas do país.
Impactos Positivos e Futuro da BR-364
A modernização da BR-364 é um passo essencial para atender às demandas crescentes do transporte rodoviário no Brasil. A rodovia é um corredor vital para o escoamento de produtos agrícolas e industriais, e sua melhoria contínua é crucial para sustentar o crescimento econômico. A fase final da obra não só destaca a capacidade técnica e operacional do Exército Brasileiro, mas também reforça a importância das parcerias público-privadas na execução de projetos de infraestrutura.
Com a conclusão prevista para os próximos meses, a nova estrutura promete transformar significativamente o panorama logístico da região Norte, fortalecendo a conectividade entre estados e promovendo a competitividade do Brasil no cenário global. A população aguarda ansiosamente a finalização das obras, confiando que a nova BR-364 será um marco de progresso e desenvolvimento sustentável.