A Força Aérea Americana (USAF) está empenhada em reduzir custos nos projetos de seu avançado caça NGAD (Next Generation Air Dominance). Em meio a crescentes desafios orçamentários, a USAF busca soluções inovadoras e viáveis para garantir a continuidade e a eficácia deste ambicioso programa de aviação militar.
Explorando novos conceitos de design e fazendo ajustes estratégicos, a USAF pretende equilibrar a necessidade de superioridade aérea com a viabilidade econômica. Recentes declarações de altos oficiais destacam a importância de reavaliar componentes cruciais do caça NGAD, como os motores de Propulsão Adaptativa de Próxima Geração (NGAP), para encontrar um caminho mais acessível sem comprometer a eficiência e a performance das futuras aeronaves.
Mudanças no orçamento e reavaliação de conceitos
De acordo com o Defense News, o Secretário da USAF, Frank Kendall, reafirmou o compromisso da Força Aérea em desenvolver o novo jato de caça de sexta geração, ao mesmo tempo em que explora conceitos mais econômicos. Diante dos custos crescentes de programas como o B-21 Raider e o ICBM Sentinel, a USAF precisa fazer escolhas difíceis sobre o futuro da aeronave. Kendall declarou ao Defense News: “Posso dizer que estamos analisando o conceito de design da plataforma NGAD para ver se é o conceito certo ou não. Estamos analisando se podemos fazer algo que seja menos custoso e fazer algumas compensações.”
No mês passado, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David Allvin, mencionou que existem “muitas opções muito difíceis” a serem consideradas em relação ao NGAD. Uma dessas opções pode ser um redesenho dos motores de Propulsão Adaptativa de Próxima Geração (NGAP), que, embora mantenham o conceito adaptativo, poderiam ter menos potência.
USAF para 2025 destina mais de US$ 3,3 bilhões para os caças da Força Aérea
Cada caça NGAD tem um custo estimado superior a US$ 300 milhões, mais de três vezes o preço unitário de um F-22 Raptor, a aeronave que está programada para ser gradualmente retirada da frota na próxima década. No início deste ano, a USAF anunciou planos de adquirir 200 caças e 1.000 CCA’s (Aeronaves de Combate Colaborativas), com o objetivo de colocá-los em serviço até o início da década de 2030.
O pedido de orçamento da USAF para 2025 destina mais de US$ 2,7 bilhões para custos de desenvolvimento do NGAD, além de US$ 577 milhões para os drones de suporte CCA da plataforma, totalizando mais de US$ 3,3 bilhões. Estes valores aumentarão para quase US$ 7,3 bilhões em 2028 e US$ 8,3 bilhões em 2029, antes da entrada em serviço da plataforma.
Planejamento orçamentário da USAF: Investimentos estratégicos para o futuro do NGAD
A expectativa era que a USAF concedesse um contrato para o programa ainda este ano, mas essa decisão pode ser adiada dependendo das futuras alterações conceituais. Com a retirada da Northrup Grumman da disputa pelo papel de contratante principal, há uma forte especulação de que a Boeing e a Lockheed Martin sejam as duas principais candidatas para desenvolver a plataforma de próxima geração.
A Força Aérea Americana está empenhada em encontrar um equilíbrio entre inovação tecnológica e viabilidade econômica. A reavaliação do conceito de design do NGAD e as potenciais alterações nos motores NGAP são passos cruciais para garantir que o programa continue avançando dentro dos limites orçamentários, enquanto busca manter a superioridade aérea no futuro.