A especulação sobre quem poderia suceder Biden e como se sairiam contra Trump vem agitando o cenário político. Embora Michelle Obama tenha sido mencionada como uma possível candidata, a ex-primeira-dama reiterou repetidamente que não tem interesse. No entanto, uma pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados votariam nela, colocando-a sete pontos à frente de Trump.
Entre os candidatos mais prováveis estão:
1. Kamala Harris
A vice-presidente, aos 59 anos, é uma sucessora natural de Biden e uma das principais candidatas. Ex-promotora e senadora pela Califórnia, Harris poderia atrair sobretudo eleitores jovens e apoiadores das comunidades negras e outras minorias, devido a seu background como descendente de indianos e jamaicanos. Defensora fervorosa dos direitos ao aborto, Harris também poderia captar mais eleitoras mulheres.
O representante Adam Schiff expressou confiança de que Harris venceria de forma “esmagadora” se concorresse, apesar de seus índices de aprovação não serem significativamente maiores que os de Biden ou Trump. Uma pesquisa Ipsos indicou que 43% dos eleitores votariam em Harris, enquanto outra pesquisa da 538 colocou sua aprovação em 37%.
2. Gavin Newsom
O governador da Califórnia tem sido um substituto frequente em campanhas para Biden-Harris e recentemente fez campanha para a dupla em estados indecisos como Michigan e Pensilvânia. Newsom, anteriormente interessado em concorrer em 2028, agora é cogitado como possível sucessor de Biden. Alguns especulam sobre uma chapa Harris-Newsom em novembro, com uma pesquisa Ipsos indicando 39% de apoio.
3. Gretchen Whitmer
A governadora do Michigan, um estado crucial, emergiu como uma figura proeminente do Partido Democrata. Ganhou notoriedade em 2020 ao confrontar Trump sobre suas políticas rigorosas de lockdown devido à COVID-19. Whitmer, que obteve 52% dos votos em 2022, estava cotada para 2028, mas uma pesquisa Ipsos revelou que 36% dos eleitores dos EUA a apoiariam em uma chapa contra Trump.
JB Pritzker
Governador de Illinois desde 2019, os apoiadores de Pritzker o consideram capaz de confrontar Trump, sobretudo após criticá-lo duramente durante o julgamento do ex-presidente. Conhecido por suas políticas progressistas sobre aborto, salário mínimo e acesso à saúde, Pritzker obteve 34% de apoio em uma pesquisa Ipsos.
Josh Shapiro
Governador da Pensilvânia e ex-procurador-geral do estado, Shapiro venceu confortavelmente sua eleição em 2022. Com índices de aprovação positivos, é visto como um líder sobretudo equilibrado, o que pode beneficiar os democratas no campo de batalha contra Trump. Shapiro viu seu apoio chegar a 57% em uma pesquisa do Siena College e mídia local.
Esses candidatos representam principalmente uma variedade de experiências e perspectivas dentro do Partido Democrata, cada um com potencial para influenciar significativamente as eleições futuras nos Estados Unidos.