As perdas do tanque T-90M “Proryv”, que Vladimir Putin se gabou de ser “o melhor do mundo”, atingiram um um número impressionante na Ucrânia, com 100 unidades destruídas, segundo contagem de um site de inteligência de código aberto. A Newsweek relatou nesta terça-feira, 16 de julho, que as perdas deste tanque avançado são um indicativo das dificuldades enfrentadas pelas forças russas.
O T-90M é o tanque mais avançado da família T-90 da Rússia e considerado pelo presidente russo Vladimir Putin o melhor tanque do mundo: “tanques modernos são necessários” para a guerra e que “agora podemos dizer que o T-90 é o melhor tanque do mundo — uma vez posicionado, pronto”, disse Putin ao TASS. Trata-se de uma importante atualização do T-72.
Visto como um dos principais concorrentes dos tanques M1 Abrams dos EUA, o T-90M possui um motor mais potente, uma torre aprimorada e uma mira multicanal para operações noturnas. O tanque entrou em serviço em 2020, e em janeiro de 2023, a fabricante Uralvagonzavod entregou um novo lote para uso na linha de frente na Ucrânia.
Apesar dos recursos de alta especificação, o T-90M não escapou das pesadas perdas de equipamentos militares russos na Ucrânia. De acordo com o rastreador de guerra holandês Oryx, que utiliza vídeos e imagens estáticas para contabilizar as perdas, a Rússia perdeu 100 tanques T-90M desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022. Este número é três a mais que o registrado em junho.
A Oryx observa que, devido à necessidade de evidências fotográficas ou de vídeo, a quantidade real de equipamentos destruídos pode ser significativamente maior do que a registrada.
Para piorar, o Ministério da Defesa da Ucrânia estima um número muito maior de perdas totais de tanques russos. Segundo eles, a Rússia perdeu 8.227 tanques no total até agora, um número bem superior ao contabilizado pela Oryx. Este cálculo inclui 2.199 tanques destruídos, 156 danificados, 362 abandonados e 518 capturados.
Em janeiro de 2024, o Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou imagens de um veículo de combate de infantaria Bradley, de fabricação americana, abatendo um T-90M russo. As estimativas ucranianas indicam que 13 tanques russos foram perdidos apenas no dia anterior à última contagem.