O Exército, por meio da 1ª Região Militar e do Comando Militar do Leste, realizou 44 registros de autos de infração contra entidades de tiro desportivo e empresas que lidam com produtos controlados pela Força Terrestre. A informação foi divulgada no último dia 14 de agosto.
As autuações aconteceram no âmbito da Operação Escudo I, de janeiro a junho de 2024, nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Segundo o Exército, a Escudo I foi executada por 88 militares vinculados ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar e teve o objetivo de reprimir e coibir irregularidades e ilícitos envolvendo os produtos e consequentemente contribuir para a preservação da ordem pública e da segurança da população.
Foram abordados ao todo 558 estabelecimentos para averiguação de documentação, infraestrutura e segurança.
Nessa abordagem, os militares realizaram as autuações nos casos de inconformidades e ainda apreenderam 89 armas, 953 munições, 64 blindagens transparentes, 1 veículo blindado, 254 mil fogos de artifícios e 27,8 kg de explosivos e produtos químicos. De acordo com o Exército, “as inconsistências verificadas serão apuradas em processos administrativos”.