A campeã dos Jogos Olímpicos de Paris, Beatriz Souza, ganhou das mãos do presidente Lula a Medalha Exército Brasileiro.
De acordo com a Portaria número 559 de 09/06/2020, a Medalha Exército Brasileiro tem por finalidade distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
A judoca conquistou o ouro na categoria para atletas acima de 78kg e bronze na disputa por equipes.
Bia Souza, que também é terceiro-sargento na Força Terrestre, recebeu a medalha na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, durante a cerimônia do Dia do Soldado realizada na sede do Quartel-General do Exército, em Brasília.
Além dela, receberam a homenagem o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo (conhecida como Natinha). Ambos ganharam medalha de bronze, também são terceiro-sargento no Exército e integram o programa de atletas de alto rendimento da Força.
Dificuldades da carreira militar
O Comandante do Exército, Tomás Paiva, aproveitou a cerimônia e destacou as dificuldades da carreira militar, diante do presidente Lula.
“Enquanto estão no serviço ativo, os soldados da pátria, junto aos nossos irmãos, marinheiros e aviadores, trabalham com disponibilidade permanente e dedicação exclusiva para defender o Brasil, salvaguardando sua soberania e protegendo seu povo, nosso maior patrimônio”.
O general disse ainda que a carreira militar exige enorme sacrifício, como, por exemplo, a constante mudança de cidade.
“Recomeçar suas vidas em locais diferentes, sujeitar cônjuge e filhos a viver longe do afago dos familiares, trocando de amigos e de escola, com pouca possibilidade de acumular patrimônio e com o único privilégio de servir à pátria sem restrições”.
Além de Lula e Paiva, participaram da cerimônia os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o procurador-geral da República Paulo Gonet e o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Marco Antônio Amaro.
Dia do Soldado
O Dia do Soldado é comemorado no Brasil em 25 de agosto em homenagem ao nascimento de Duque de Caxias, soldado símbolo da Pátria, em 1803.