Em meio as queimadas que estão assolando o país de norte a sul, o Governo Federal anunciou que irá ampliar o quantitativo de vagas para os concursos do IBAMA e do ICMBio. Os certames já haviam sido autorizados, mas com vagas em menor quantidade.
Agora, com a nova portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 30, o total de vagas para ambos os órgãos passa de 440 para 810, sendo que para o IBAMA o total subiu de 260 para 460 vagas e do ICMBio passou de 180 para 350 vagas.
“Sim, será aumentado o número de vagas (…) Foi um pedido não somente da Marina, mas tivemos uma reunião recente com o tema ambiental e se avaliou que é importante aumentar as autorizações”, disse Esther Dweck.
Vagas
As 260 vagas para o IBAMA serão distribuídas entre os cargos de:
- Analista administrativo – 130 vagas; e
- Analista ambiental – 330 vagas.
Já para o ICMBio, as oportunidades estão divididas da seguinte forma:
- Analista administrativo – 120 vagas; e
- Analista ambiental – 230 vagas.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter nível superior completo em qualquer área de formação. Os aprovados terão remuneração mensal no valor de R$ 10.735,72, incluindo gratificações mais o auxílio-alimentação de R$ 1 mil.
Tanto o IBAMA, quanto o ICMBio tem o prazo de seis meses para publicarem os editais, contando a partir desta sexta-feira, 30, data em que as portarias foram atualizadas. Com isso, a previsão é que os documentos sejam divulgados até o final do mês de fevereiro de 2025.
No entanto, a expectativa é que os editais saiam antes deste prazo, uma vez que ambos os órgãos já formaram as comissões organizadoras e agora já estão em busca das bancas que serão responsáveis pela organização dos certames.
De acordo com o IBAMA, a previsão é de que a banca seja contratada já neste mês de setembro, enquanto o ICMBio espera que o edital seja publicado até o final deste ano.