O Navio Veleiro Cisne Branco está desde 11 de junho atracado no Porto de Lisboa. Informações recebidas pela Revista Sociedade Militar, ainda não confirmadas pela Marinha do Brasil, indicam que a embarcação antes de chegar em Portugal sofreu uma avaria grave e não pode prosseguir com o cronograma normal.
Segundo informações a avaria seria no “Bow-Thruster”, que já teria sofrido avarias anteriormente e é um equipamento propulsor indispensável para a manobrabilidade durante as manobras de atracação e desatracação do navio veleiro de 70 metros de comprimento.
Informações detalhadas obtidas junto ao Porto de Lisboa indicam que – de fato – o navio está ainda atracado na cidade e com precisão de partida (ETD – Estimated Time of Departure) para 15 de setembro, totalizando então uma estadia de 3 meses em um único, um tempo extremamente incomum para o tipo de viagem realizada pela embarcação.
Manobrabilidade restrita
O Site Marinetraffic informa uma localização fixa do navio desde 19 de junho e que o mesmo passa por uma condição de “manobrabilidade restrita” relacionada a embarcação, o que pode confirmar a informação recebida pela Revista Sociedade Militar de que o navio se encontra avariado.
A Marinha do Brasil foi questionada, mas até o momento não respondeu
A revista entrou em contato por telefone com o 1º Distrito Naval, que informou que o reponsavel pelas informações seria o Comando em Chefe da Esquadra. A assessoria de imprensa do Comando em Chefe da Esquadra, após consultada, por sua vez informou que o responsável pelas informações seria a Assessoria da Imprensa da Marinha, sediada em Brasília. Entretanto, consultada por whatsapp, esta instância informou que as solicitações deveriam ser por e-mail.
As questões abaixo, sobre a situação foram encaminhadas então para o e-mail disponibilizado pela Assessoria de Imprensa da Marinha no Distrito Federal e por e-mail para os canais [email protected], [email protected], [email protected]. Até o momento da publicação desse artigo a força não havia respondido.
1 – O navio atualmente está com restrição em algum equipamento? Em caso de resposta positiva solicito especificar qual o equipamento avariado e quando foi percebida a avaria. 2 – Quanto tempo inicialmente o navio permaneceria em Lisboa? 3 – Qual a previsão de reparo no equipamento e partida de Lisboa? 4 – O navio esteve docado em Portugal para realização de reparos? 5 – Será necessário nova docagem ainda nessa viagem? 6 – O navio sofreu avaria ou algum reparo nas proximidades de Fortaleza ainda em 2024? Em qual equipamento? Agradeço antecipadamente pela resposta. Cópias: SECOM Marinha e Min, Defesa
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar