Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o oceano Atlântico para se juntar ao esforço aliado no combate ao totalitarismo na Europa.
O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para combater durante o maior conflito armado da história da humanidade, a segunda guerra mundial.
Em 2024, o Exército Brasileiro lança a campanha “FEB 80 ANOS: HERÓIS SEMPRE LEMBRADOS“, cujo objetivo é homenagear os brasileiros que lutaram em batalhas como Monte Castello, Montese e Castelnuovo, deixando um legado de coragem e solidariedade para o país.
Os pracinhas brasileiros deixaram um legado de coragem frente ao poderoso inimigo e de solidariedade para com os civis afetados pelo conflito, características ainda hoje exaltadas pela população local e transmitidas às gerações posteriores.
Essa campanha conta com um material preparado especialmente para celebrar a atuação dos soldados da FEB na luta contra o nazifascismo.
O site do Exército Brasileiro publicou uma página especialmente desenvolvida (pode ser acessada clicando-se aqui) para homenagear esses militares que arriscaram suas vidas pela liberdade mundial.
O material traz dados biográficos de alguns militares da FEB, como do Marechal Mascarenhas de Moraes; de Humberto de Alencar Castello Branco, que foi para a Itália como coronel, tendo sido Presidente do Brasil entre 1964 e 1967; e também do Sargento Max Wolff Filho, um dos ícones da campanha brasileira na Europa.
Em sua rede social de fotografias, o Exército postou 190 imagens, algumas já conhecidas, outras nem tanto, dos pracinhas na segunda guerra.