Maior exercício de defesa antiaérea da América Latina, a Operação Sagitta Primus teve início na quarta-feira, 31 de julho, em Goiás sob o comando do Exército. Esse exercício acontece todos os anos no Campo de Instrução de Formosa, no Forte Santa Bárbara.
De acordo com a Força Terrestre, as atividades têm duração de 10 dias e reúnem cerca de 500 militares, de 15 organizações de todas as regiões do país. Além disso, utiliza mísseis como o IGLA e RBS-70.
Entre as atividades realizadas estão o apronto operacional (como inspeção da tropa e seus equipamentos), adestramento da Artilharia Antiaérea, disparos reais de armamento antiaéreo, avaliação de prontidão das unidades, resolução de problemas militares simulados, entre diversas outras.
Segundo o Exército, a ideia da Sagitta Primus é garantir que as unidades militares de defesa antiaérea estejam treinadas e prontas pra atuar rapidamente contra ameaças à soberania aeroespacial brasileira. Isso vale tanto para as ameaças tradicionais, quanto para conflitos contemporâneos, como, o emprego de aeronaves não tripuladas (drones) e suas novas aplicações em combate.
O Comando de Defesa Antiaérea do Exército fica no interior de São Paulo, é o maior escalão de artilharia antiaérea do Brasil, e tem a missão de coordenar e controlar as unidades em conjunto com as outras Forças Armadas pra garantir a defesa do espaço aéreo nacional.