O Comandante do Exército, Tomás Paiva, destacou as dificuldades da carreira militar diante do presidente Lula.
A fala aconteceu durante cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, no Quartel-General, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto.
“Enquanto estão no serviço ativo, os soldados da pátria, junto aos nossos irmãos, marinheiros e aviadores, trabalham com disponibilidade permanente e dedicação exclusiva para defender o Brasil, salvaguardando sua soberania e protegendo seu povo, nosso maior patrimônio”.
O general disse ainda que a carreira militar exige enorme sacrifício, como, por exemplo, a constante mudança de cidade.
“Recomeçar suas vidas em locais diferentes, sujeitar cônjuge e filhos a viver longe do afago dos familiares, trocando de amigos e de escola, com pouca possibilidade de acumular patrimônio e com o único privilégio de servir à pátria sem restrições”.
Desde junho o Exército realiza campanha publicitária e mobiliza oficiais para explicar ao público por que a carreira militar tem aposentadoria especial. Ou seja, com período mais curto de trabalho e manutenção do salário integral.
Entre as justificativas estão as dificuldades encontradas no serviço ativo, o alto risco e a inexistência de direitos como os da CLT, como FGTS e horas extras.
Além de Lula, participaram da cerimônia os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o procurador-geral da República Paulo Gonet e o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Marco Antônio Amaro.
Campanha do Dia do Soldado
Na quarta-feira, 21 de agosto, o Exército deu início a uma série de ações para reforçar a importância da Força Terrestre na vida dos brasileiros.
Fazem parte dessa campanha a instalação de outdoors na Avenida do Exército e no Quartel General, em Brasília, além da veiculação de mídia em painel de LED em destaque no Conic Boulevard.
As peças publicitárias ressaltam o compromisso do Exército com a defesa da soberania nacional e tentar conscientizar melhor a população sobre diversas atividades desempenhadas pela Força.
A Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funcep) e a Fhe Poupex patrocinam a campanha.
Confira algumas das peças:
Peça Soldado Sempre Pronto e Preparado para o Futuro