A CNN publicou em seu canal uma reportagem sobre documentos revelados pelo Arquivo Nacional. Os papéis tratam de relatos de pilotos brasileiros sobre avistamento de OVNIS.
A maior parte desses avistamentos ocorreu na região Sul. Somente no ano passado foram cerca de 30 registros desse tipo, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina.
Um dos registros, que data do dia 7 de fevereiro do ano passado, em Navegantes – litoral de Santa Catarina – o piloto de uma aeronave disse ter visto, por volta das 3 da manhã uma luz nas cores vermelho e verde em formato circular do tamanho de uma bola que variava entre grande e pequena.
Segundo o profissional, o objeto voava “cerca de 10 vezes mais rápido do que um avião comercial”.
Em outra situação, mas no dia 20 de abril de 2023, outro piloto também fez um registro por volta das 9:30 da noite. Chegando ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre, ele disse ter visto um objeto, segundo ele, de cores branca e alaranjada, que aumentava e diminuía.
Outro piloto, que fazia um voo em direção a Santa Catarina, estava sobrevoando a cidade de Ilha Comprida em São Paulo. Ele relatou que por volta das 2 horas da manhã do dia 21 de janeiro, também do ano passado, visualizou de quatro a cinco objetos com luzes brancas a uma velocidade, segundo ele, também semelhante a que o outro piloto relatou.
Documentos militares sobre OVNI abertos ao público
A Força Aérea Brasileira informou que todos os documentos, vídeos, fotografias e relatos, que foram identificados no período que vai de 1952 a 2023, já foram transferidos para o Arquivo Nacional e estão agora em Domínio Público.
A reportagem procurou as companhias Latam e Azul, já que os pilotos que relataram esses fatos são dessas duas companhias aéreas.
Uma das empresas, a Azul, manifestou-se dizendo que os tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo, e segue a partir disso para a investigação das autoridades competentes.
Esses avistamentos não são novidade. Uma matéria publicada pela Revista Sociedade Militar mostra detalhes de avistamentos ocorridos em outros anos, inclusive sobre a agora conhecida Operação Prato, em 1977.
Informações originadas no Ministério da Defesa, como o Ofício n° 4225-GM/AsparMD, de 19 de abril de 2010, também constantes do Arquivo Nacional foram analisadas no artigo.
Por exemplo, a imagem abaixo é do relato de um avistamento ocorrido em 1997. Este e outras centenas de documentos estão classificados como “domínio público”, isto é, de livre acesso a qualquer cidadão. Basta acessar o site do Arquivo Nacional.