O IME (Instituto Militar de Engenharia do Exército), uma das mais renomadas instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Brasil, acaba de desenvolver um dispositivo emissor de fótons únicos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 5 de agosto, pela Força Terrestre.
Emissores de fótons únicos são fundamentais para a Comunicação Quântica, uma vez que permitem transmissão de dados de forma bastante segura, eliminando o risco de interceptação por hackers. Por esse motivo, o componente é de grande interesse comercial, fortalece a Base Industrial de Defesa Nacional e reduz a dependência externa de tecnologias críticas.
Além do dispositivo, estão em andamento outras 4 importantes iniciativas ligadas às Tecnologias Quânticas no IME, como inteligência artificial, tecnologias disruptivas, ampliação da segurança e defesa nacional, entre outras.
A inovação do emissor de fótons únicos foi resultado do projeto de conclusão de curso do Capitão Adriel Faddul Stelzenberger Saber, graduando de Engenharia de Materiais. Ele foi orientado pelos professores Doutor Fernando Araújo Moreira e Coronel Wagner Anacleto Pinheiro.
O dispositivo foi fabricado ainda com a tutoria da Doutora Ingrid David Barcelos do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais).