A Marinha do Brasil, uma instituição cujo objetivo principal é defender o país e garantir a defesa nacional, tem medido a quantidade de comentários negativos nas redes sociais. A força tem sido notícia por conta de comentários do Comandante, o Almirante Marcos Sampaio Olsen, sobre a falta de verba e até desativação de navios de guerra por conta de dificuldades financeiras atravessadas causadas por restrições orçamentárias.
Percebe-se um esforço de guerra midiática por parte dos setores de comunicação social da força, com o uso de artifícios como musicas atuais e vídeos mais humanizados. Entretanto, parece que a instituição resolveu apelar para uma estratégia ainda mais ousada, utilizada por várias empresas, que é u uso de um influenciador com milhões de seguidores em redes sociais.
Segundo artigo publicado no Estadão em 16 de setembro, assinado por Marcelo Godoy, as popularidade da armada brasileira pode ser impulsionada pelas hábeis mãos de um dos maiores influenciadores digitais do país.
O influenciador que vai ajudar a Marinha do Brasil, segundo Godoy, é Flávio Augusto da Silva, bilionário e dono da Wiser Educação. Ele foi escolhido para ser “Embaixador de Comunicação Estratégica da Marinha do Brasil” em um esforço da Força Naval para ampliar o alcance de suas mensagens e conscientizar a população sobre a importância da Marinha. Através de suas redes sociais, onde possui 12 milhões de seguidores, Flávio Augusto divulgará as ações da Marinha e a relevância de suas atividades.
Só em seu perfil no Instagram Flávio tem mais de 4.5 milhões de seguidores, mais do que o dobro do que possui a Marinha do Brasil. No Linkedin o empresário possui 400 mil seguidores, a Marinha possui somente 39 mil seguidores nessa rede.
Uma parceria paradoxal, ele foi expulso da Marinha
Essa parceria é bastante simbólica e não deixa de ser de certa forma paradoxal, pois o empresário foi expulso da Marinha enquanto ainda era praça, cursando na Colégio Naval, onde ingressou em 1988 após ser aprovado em concurso público.
Ao Estadão, Flávio Augusto da Silva, que tem mais de 3.600 publicações só no instagram, algumas com mais de 1 milhão de visualizações, a maioria com conselhos para quem pretende empreender ou é administrador do próprio negócio, disse que sua missão junto da Marinha do Brasil será levar á sociedade um esclarecimento maior sobre a importância da Marinha do Brasil para o país: “ será mostrar como a Marinha é uma instituição crucial para todos os brasileiros, seja em tempos de paz – ou não”, disse.
Robson Augusto da Silva – Revista Sociedade Militar