Começou nesta quarta-feira, 11 de setembro, o exercício integrado das Forças Armadas do Brasil com a participação de militares dos Estados Unidos e da China, além de observadores de outros 8 países. As informações são do governo federal.
A atividade de hoje, realizada no Campo de Instrução de Formosa (GO), foi uma demonstração da Operação Formosa, coordenada pela Marinha. De forma inédita, a primeira turma de mulheres fuzileiras navais também participou.
O exercício segue até o dia 17 e tem a participação de 3 mil militares das Forças Armadas, além de veículos blindados, carros lagarta anfíbios, carros de combate, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia, aviões, helicópteros e lançadores de foguete Astros.
Os observadores são da África do Sul, Argentina, França, Itália, México, Paquistão e República do Congo.
A atividade ocorre há 34 anos, segundo o Contra-Almirante Cláudio Eduardo Silva Dias, comandante da Divisão Anfíbia da Força de Fuzileiros da Esquadra.
“Este campo permite o emprego de munição real. Então, todos os nossos armamentos são utilizados em sua plenitude, com munições de diversos calibres, artilharia, morteiros e, até mesmo, o nosso foguete Astros”.