Mais uma noite será marcada por dois fenômenos importantes: a Superlua e o Eclipse Parcial. Para os amantes da astronomia e dos efeitos celestes, estes espetáculos da natureza poderão ser vistos praticamente em todo o Brasil. É importante, antes de mais nada, identificar a diferença entre os dois termos: eclipse parcial e total. Como o próprio nome indica, o parcial refere-se à cobertura apenas de uma parte da Lua ou do Sol. No eclipse lunar, quem conseguir observar o fenômeno verá uma parte mais escurecida do astro, simbolizando este espetáculo da natureza.
Segundo especialistas, durante o evento, a Lua pode sofrer um processo de mudança de coloração, tornando o eclipse ainda mais bonito e visível. A Superlua também está prevista para acontecer na noite de hoje e o espetáculo mostrará a Lua com um aspecto maior e mais brilhante. Muitos têm curiosidade sobre o motivo disso acontecer. A Superlua ocorre quando o satélite natural se encontra mais próximo da Terra, e a visibilidade acontece porque a Lua está 14% maior do que o normal. Em termos de brilho, apresenta 30% a mais do que o habitual.
Eclipse lunar e Superlua
Os dois fenômenos, como mencionado, estão previstos para acontecer hoje e, embora haja a possibilidade de visibilidade em todo o país, o percentual que garante o show no céu não é tão grande. Tudo indica que menos de 4%, mais precisamente 3,5%, será visível na parte mais escurecida. Vale lembrar que alguns fatores podem contribuir para uma melhor visibilidade, e um deles é o fator climático; logicamente, o céu não pode estar nublado para que você consiga ter uma melhor experiência.
Os apaixonados por astronomia ou quem quiser acompanhar o fenômeno terão a oportunidade até o início da madrugada do dia 18. O eclipse ocorrerá até 0h15, com auge às 23h44. O eclipse está previsto para começar às 23h12. Uma curiosidade é que estes fenômenos acontecerão logo após a Superlua azul, um evento raro que ocorreu em agosto. No entanto, é fundamental explicar que a Lua não muda de coloração ou fica azul; a nomenclatura se dá apenas pelo evento ocorrer em momentos raros. A Lua azul, portanto, é quando a Lua fica cheia duas vezes dentro de um mesmo mês. Já a Superlua, como mencionado, é quando o astro aparenta ser maior e muito mais brilhante do que o normal.
Extinção de mais de 90% da vida na Terra
Estudos apontam que 90% da vida na Terra foi extinta no período Permiano. O evento ficou conhecido como a Grande Extinção e é classificado como um dos cinco acontecimentos mais importantes em termos de catástrofes terrestres. A explicação para o acontecimento é que houve uma atividade vulcânica que liberou altas quantidades de CO2. Outro fenômeno que também pode ter contribuído para a catástrofe foi o El Niño.
O fenômeno climático, bem conhecido nos dias de hoje por causar alterações climáticas, aconteceu e foi um dos precursores para o evento. Contudo, é importante lembrar que os estudos não param e, segundo especialistas, atualmente está ocorrendo uma extinção em massa, mais precisamente a sexta. Isso pode ser explicado pela mortalidade em massa de peixes e pelo aumento da temperatura da Terra.