Em uma manobra histórica, dois caças F-35 Lightning II da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) realizaram um pouso em uma rodovia na Finlândia, no dia 4 de setembro de 2024. Essa ação foi parte do exercício BAANA 2024, organizado pela Força Aérea Finlandesa, e marcou a primeira vez que caças de quinta geração dos EUA operaram em uma estrada, em vez de uma pista de aeroporto, na Europa.
O exercício BAANA 2024, que começou em 31 de agosto e vai até 6 de setembro, tem como objetivo preparar as forças finlandesas e aliadas para uma rápida dispersão de aeronaves em caso de conflito. Essa preparação inclui a capacidade de operar a partir de locais não convencionais, como rodovias, caso as bases aéreas tradicionais se tornem inacessíveis ou vulneráveis a ataques inimigos.
A participação dos F-35 dos EUA no exercício demonstra a crescente colaboração entre os Estados Unidos e a Finlândia, que aderiu à OTAN em 2023. O General James Hecker, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa e África, destacou a importância dessa operação para fortalecer a interoperabilidade entre as forças aliadas e aumentar a capacidade de atuação em locais dispersos.
Segundo Hecker, a realização dessa manobra inédita com os caças F-35 em uma rodovia europeia é uma prova da relação estreita e da capacidade conjunta entre os EUA e seus aliados finlandeses. Ele afirmou que a oportunidade de aprender com os finlandeses é crucial para melhorar a agilidade e a prontidão das forças aliadas em situações de combate.
O exercício também destaca a importância da estratégia de Emprego Ágil de Combate (ACE) da Força Aérea dos EUA. Essa estratégia foca na realização de operações a partir de locais amplamente distribuídos e com infraestrutura mínima, como resposta ao aumento das ameaças globais. O uso de rodovias como pistas improvisadas é parte dessa abordagem, permitindo maior flexibilidade e mobilidade operacional.
Embora seja a primeira vez que caças F-35 dos EUA pousam em uma rodovia na Europa, essa não foi a primeira operação do tipo envolvendo a aeronave. Em 2023, um caça F-35A norueguês também realizou pousos em rodovias finlandesas durante um exercício semelhante, o que reforça a integração militar entre os países nórdicos e a OTAN.
Especialistas militares, como o ex-chefe da Força Aérea Indiana, Marechal Anil Chopra, explicam que as bases aéreas tradicionais são extremamente vulneráveis a ataques com mísseis balísticos e de cruzeiro, especialmente em cenários de guerra moderna. Dessa forma, o uso de rodovias como bases aéreas alternativas é uma solução mais econômica e taticamente vantajosa para dispersar aeronaves e dificultar sua localização pelos inimigos.
Além de serem mais difíceis de detectar, essas rodovias reforçadas exigem infraestrutura mínima, como uma faixa de asfalto de 3 km e caminhões de apoio especializados que podem ser facilmente dispersos após o uso. Essa estratégia permite maior mobilidade e flexibilidade operacional, complicando os planos dos adversários e aumentando as chances de sucesso em conflitos de alta intensidade.
Com o aumento das tensões entre a OTAN e a Rússia, particularmente após a invasão russa da Ucrânia, a importância dessas operações dispersas se torna ainda mais evidente. A Rússia tem utilizado extensivamente mísseis e drones para atacar bases aéreas ucranianas, o que motivou a OTAN a adotar medidas preventivas e reforçar suas capacidades de defesa.
A adesão da Finlândia à OTAN trouxe novas oportunidades para que os EUA e outros aliados realizem exercícios militares conjuntos e fortaleçam suas capacidades de resposta rápida. Com a substituição futura de sua frota de F/A-18 por 64 caças F-35, a Finlândia estará ainda mais integrada às operações aéreas da aliança.
Com informações de: Eurasiantimes