Que servir às Forças Armadas envolve disciplina, fidelidade e compromisso, todo mundo sabe. Mas, quais são os benefícios oferecidos aos militares? O que recebem além das remunerações salariais? As compensações financeiras continuam sendo um dos principais motivos para quem escolhe a profissão, entretanto, muitos benefícios são desconhecidos, principalmente por quem almeja servir às Forças Armadas. Uma vantagem significativa é o benefício habitacional. Além de residências dentro das bases militares que facilitam os gastos, os militares podem contar com programas de financiamento.
Com o intuito de aquisição da casa própria, a assistência por meio desses programas promove condições facilitadas aos militares. O excelente acesso à saúde configura como outro importante benefício, já que a saúde pública no Brasil tem sérios problemas de estrutura. O Sistema de Saúde Militar (SISMAMA) oferece desde tratamentos médicos até psicológicos, garantindo a manutenção da saúde do militar e uma melhor qualidade de vida. Além disso, os combatentes ainda têm oportunidades educacionais e de desenvolvimento profissional como um todo.
Mais suporte das Forças Armadas
Bolsas de estudo e suporte financeiro para programas de especialização, como o Programa de Formação de Oficiais da Reserva (PROFOR), são investimentos importantes para a categoria. Vale lembrar que tanto a FAB (Força Aérea Brasileira) quanto o Exército Brasileiro investem em programas que garantem certificações e maior preparação dos militares enquanto forem membros. A experiência internacional por meio de viagens e missões proporciona aos militares a vivência de outras culturas e uma visão global em diferentes contextos e situações.
Por que não falar de aposentadoria? O plano é um dos benefícios mais atraentes das Forças Armadas, pois garante benefícios, estabilidade e segurança financeira. O plano de aposentadoria conta com uma pensão vitalícia, principalmente para militares com mais de 30 anos de atuação. O valor é pago durante toda a vida do militar e é calculado levando em conta duas vertentes: regras de cada força, seja ela Marinha, Exército ou Aeronáutica, e o último salário pago ao militar. Os valores das pensões são ajustados anualmente e têm o principal intuito de impedir a desvalorização e manter a qualidade de vida e o poder de compra.
Após a morte do militar, os valores são repassados às famílias, cônjuges e filhos. Vale lembrar que as pensões podem ser isentas de impostos ou contar com outros benefícios fiscais. Outro benefício concedido pela carreira é a requalificação profissional. Este processo é destinado a quem deseja reingressar no mercado de trabalho contando com novas habilidades e qualificações.
Empreendedores militares
Há também o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Militar (PIEM), que tem a intenção de incentivar os militares aposentados das Forças Armadas que querem ser empreendedores.
O programa proporciona não apenas orientações voltadas ao empreendedorismo, como também recursos necessários para a abertura do próprio negócio. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira, os filhos dos militares também podem ser assistidos por incentivo educacional por meio do Programa de Assistência à Educação de Dependentes (PAED). O projeto garante bolsas de estudo voltadas ao ensino superior. Além disso, há apoio para intercambistas por meio de descontos em instituições internacionais. As Forças Armadas também contam com programas de reabilitação e terapias alternativas para recuperação de lesões, um exemplo disso é o Centro de Reabilitação e Terapias Alternativas (CRTA), que tem a função de complementar o tratamento médico tradicional.