O Ministério da Defesa da Argentina anunciou que 17 obuses autopropulsados TAM VCA-155 do Exército serão restaurados e modernizados. Esse interessante anúncio foi feito em 17 de setembro, revelando que os fundos necessários já haviam sido alocados no orçamento.
A produção argentina dos obuses TAM VCA-155 começou no final da década de 1990. Esses impressionantes veículos combinam a torre do obus italiano Palmaria de 155 mm com o chassi do tanque TAM, fabricado localmente.
Originalmente, a Argentina adquiriu 20 dessas peças de artilharia especializadas, projetadas especificamente para fornecer suporte de artilharia de longo alcance. Esses veículos combinam mobilidade e uma poderosa capacidade de fogo para o Exército argentino.
O obus autopropulsado TAM VCA-155 é construído sobre o chassi do tanque Tanque Argentino Médio [TAM] e possui uma torre derivada do obus italiano Palmaria de 155 mm. Este poderoso veículo de artilharia sobre esteiras está equipado com um obus de calibre 155 mm/41, capaz de fornecer suporte de fogo robusto e de longo alcance.
Com um projétil padrão de alto poder explosivo, o alcance efetivo do obus é de cerca de 24 km, podendo atingir até 30 km com projéteis assistidos por foguetes. A torre tem capacidade de girar 360 graus, permitindo maior flexibilidade de mira sem a necessidade de reposicionar o veículo, aumentando sua versatilidade operacional.
Melhorias no Exército e modernização do VCA-155
O VCA-155 é movido por um motor diesel MTU MB 833 Ka-500 de 720 cv, que permite ao veículo atingir uma velocidade máxima de 55 km/h e uma autonomia de aproximadamente 500 km. Com um peso de 40 toneladas, essa poderosa máquina foi projetada para enfrentar uma variedade de terrenos com eficácia.
Seu sistema de suspensão, que utiliza barras de torção e amortecedores hidráulicos, oferece estabilidade e agilidade em terrenos acidentados, tornando o veículo adequado para operar nos diversos ambientes da Argentina.
O VCA-155 requer uma tripulação de cinco pessoas: motorista, comandante, artilheiro e dois carregadores. Está equipado com um sistema de carregamento semiautomático que permite disparos rápidos, atingindo uma cadência de um disparo a cada 15 segundos. Para defesa, ele conta com um armamento secundário, geralmente uma metralhadora de 7,62 mm montada no teto. As variantes modernizadas também vêm equipadas com sistemas de controle de tiro atualizados e melhorias nas comunicações internas, aumentando significativamente a eficácia operacional do veículo.
Além do TAM VCA-155, a Argentina também utiliza o obus autopropulsado Palmaria de 155 mm. O país adquiriu 20 torres Palmaria em 1986 e as montou em chassis TAM modificados, criando a variante TAM VCA Palmaria. Esse sistema conta com um canhão de 155 mm L/41, com alcance de até 24,7 km.
O sistema de carregamento automático do Palmaria garante uma rápida cadência de tiro, permitindo disparar três projéteis em apenas 25 segundos. Movido por um motor MTU MB 837 de 750 cv, esse veículo pode atingir uma velocidade máxima de 60 km/h e tem uma autonomia operacional de 400 km.
Essas unidades Palmaria, ao longo dos anos, se tornaram um componente essencial da artilharia autopropulsada argentina, complementando o VCA-155 na prestação de suporte de fogo de longo alcance. Apesar de algumas modernizações ao longo dos anos, seu estado operacional varia, e há esforços contínuos para prolongar sua vida útil por meio de manutenção e atualizações regulares.
Futuras atualizações e melhoria nas capacidades de defesa
A modernização da artilharia autopropulsada TAM VCA-155 continua sendo uma das principais prioridades do Exército argentino, parte de uma iniciativa mais ampla para melhorar suas capacidades militares.
O plano de modernização visa aumentar a potência de fogo, a mobilidade e os sistemas eletrônicos, através da integração de novos sistemas avançados de controle de tiro e da atualização dos equipamentos de comunicação. O objetivo dessa iniciativa é prolongar a vida útil do VCA-155 e melhorar sua eficácia no campo de batalha.
Um dos aspectos mais importantes que requerem melhorias é o sistema de controle de tiro. O VCA-155 atualmente opera com o sistema automatizado de controle de fogo TRUENO, que garante a precisão dos ataques de artilharia. A modernização pode incluir a integração de tecnologias avançadas, como radar, GPS e comunicações digitais, para facilitar melhor coordenação com outras unidades e reduzir os tempos de resposta.
Também estão sendo discutidas melhorias no sistema de blindagem e na mobilidade do veículo. As atualizações podem incluir a instalação de novas saias protetoras e um sistema de suspensão avançado, que aumentariam a capacidade de sobrevivência e o desempenho do VCA-155 em terrenos difíceis.
As melhorias logísticas e operacionais também são cruciais para a modernização. Com uma autonomia de aproximadamente 470 km e uma velocidade máxima de 60 km/h, o VCA-155 está bem adaptado à vastidão do território argentino. No entanto, há margem para melhorar a eficiência do motor e o consumo de combustível.
Além disso, a melhoria de seu armamento secundário ou a adição de contramedidas avançadas, como novos lançadores de fumaça, pode aumentar significativamente as capacidades defensivas do veículo.