A chegada da nova comporta flutuante ao Arsenal Naval de Puerto Belgrano marca um importante avanço para a Marinha Argentina. Rebocada pelo Aviso ARA Puerto Argentino, a estrutura flutuante da Doca Carena nº 2 foi construída no Estaleiro Río Santiago, sob a liderança do renomado estaleiro Tandanor. Esse projeto foi planejado com o objetivo de melhorar a capacidade operacional da Marinha, especialmente na manutenção e reparo de grandes embarcações.
A estrutura metálica imponente da comporta flutuante, que pesa 800 toneladas, possui dimensões notáveis: 40 metros de comprimento, 16 metros de largura e uma profundidade de 8 metros. Essas especificações permitirão que a Doca Carena amplie sua capacidade de atender navios de até 240 metros de comprimento. Com essa adição, a Marinha Argentina ganha uma solução flexível e eficiente, uma vez que a comporta será utilizada sob demanda, o que garantirá uma maior agilidade nas operações.
Tecnologia de ponta e parcerias estratégicas das equipes envolvidas
O desenvolvimento dessa nova comporta flutuante reflete a experiência técnica das equipes envolvidas, especialmente a colaboração estreita entre Tandanor e o Estaleiro Río Santiago. Vale destacar o papel crucial do escritório técnico de Ensenada, responsável por projetar a estrutura com base em um histórico de sucesso, incluindo a construção da comporta deslizante que atualmente opera em uma barragem na região.
A construção da comporta flutuante não foi um projeto comum, exigiu uma forte interação entre as equipes para garantir que as demandas da Marinha Argentina fossem atendidas. Durante o processo, melhorias técnicas foram implementadas para assegurar que a nova estrutura atendesse aos altos padrões de qualidade e capacidade que o arsenal naval de Puerto Belgrano exige. Esse tipo de cooperação interinstitucional fortalece a indústria naval argentina e posiciona o país como um pilar relevante no setor.
Benefícios operacionais demonstra o compromisso da Marinha em modernizar sua infraestrutura
Um dos principais benefícios dessa nova estrutura é sua capacidade de funcionar em complemento ao portão já existente, oferecendo mais flexibilidade para as operações de manutenção e reparo da Marinha. A comporta flutuante será utilizada conforme necessário, sem a necessidade de substituir completamente o portão atual, o que facilita as operações e reduz o tempo de espera.
A capacidade aumentada da Doca Carena otimiza o suporte à frota naval argentina e contribui para a expansão das capacidades industriais da base naval. A construção, que levou aproximadamente um ano e meio para ser concluída, demonstra o compromisso da Marinha em modernizar sua infraestrutura, permitindo operações mais eficientes e seguras. Essa adição estratégica à Base Naval de Puerto Belgrano reafirma o papel central da Marinha Argentina em proteger as águas nacionais e apoiar o desenvolvimento industrial naval do país.