O concurso da Marinha é o sonho de muita gente. Seja por estabilidade, bons salários, status social ou satisfação pessoal, o que se sabe é que o certame está no top 10 na lista dos concurseiros. Em virtude disso, separamos a seguir sete coisas que você não pode deixar de saber antes de realizar a inscrição. Antes de mais nada, é importante lembrar que o edital está previsto para sair entre outubro e novembro, como acontece todos os anos.
Portanto, se prepare, pois o edital está às portas. Antes de mais nada, é importante destacar uma novidade que pode se estender para o edital da Marinha. Em outubro, o presidente Lula aumentou o serviço militar para RM2 de 8 para 10 anos. Contudo, a alteração foi para o Exército e para médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários. Entretanto, segundo especialistas, tudo leva a crer que a alteração deva acontecer também para a Marinha, que atualmente, o prazo é de 8 anos. O documento com estas alterações saiu no dia 3 de outubro e trata-se do decreto de número 12.207.
7 coisas que você precisa saber sobre o concurso da Marinha
Antes de qualquer coisa, saber a faixa etária é fundamental para quem tem interesse no cargo. Para se inscrever, é necessário ter até 40 anos; entretanto, não importa a profissão do candidato. Em segundo lugar, as vagas, até o momento, são para nível técnico e superior; todos os anos são liberadas cerca de mil vagas.
Em terceiro lugar, é válido destacar que quem realiza a prova para nível superior entra como tenente e faz a prova para o cargo de oficial; contudo, quem realiza a prova para técnico entra como cabo e, portanto, faz a prova para praças.
Uma quarta característica importante é que as vagas são para ambos os sexos; esta é uma dúvida frequente para quem tem interesse no cargo. O ponto 5, de extrema relevância, é sobre o estado civil: casados podem se inscrever no concurso da Marinha, assim como pessoas que têm filhos. Vale lembrar que a sua família pode ser considerada como seus dependentes em convênios de saúde; portanto, não há o menor problema.
A característica de número seis deve ser levada em conta nestes poucos dias antes das provas: as oportunidades não são centralizadas, ou seja, as vagas são abertas para vários municípios do Brasil; as provas poderão ser realizadas nesses locais de inscrição. O ponto sete é de extrema relevância, pois trata-se dos conteúdos programáticos. Pois bem, uma excelente notícia é que você pode estudar duas disciplinas que são:
- Português – 25 questões;
- Formação Militar Naval – 25 questões.
Não há prova dissertativa.
Além de todos estes pontos, falar do salário é relevante: para nível técnico no cargo de praças, os aprovados receberão salários equivalentes a R$ 3.500; já para oficial, cargo que envolve nível superior, os salários são de R$ 10 mil.
Sobre o TAF
O Teste de Aptidão Física, mais conhecido como TAF, é aplicado para todos os cargos; contudo, não há uma infinidade de exercícios como em outras forças, por exemplo. O TAF envolve natação e corrida, sendo a fase caracterizada como a penúltima etapa. A corrida é de 2.400 metros e o tempo varia para homens e mulheres. Pessoas do sexo feminino deverão terminar o percurso em 17 minutos, enquanto homens, em 16. Já para natação, é preciso atravessar a piscina de 25 metros no prazo de 1 minuto para mulheres e 50 segundos para homens.
Como o processo é eliminatório, é preciso cumprir o prazo determinado; caso contrário, não pode seguir para as demais etapas. Vale lembrar que tatuagem não é impeditivo para a entrada do candidato, exceto se for no rosto ou se fizer apologia ao crime.