Em mais um episódio de tensão no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico, caças Eurofighter da Força Aérea da Alemanha, atualmente destacados na Letônia, interceptaram uma aeronave de inteligência de sinais Il-20M das Forças Aeroespaciais Russas. O evento ocorreu em 18 de outubro e foi confirmado pela Luftwaffe através de suas redes sociais.
A aeronave russa, conhecida por realizar missões de inteligência SIGINT, estava voando sem plano de voo e com os transponders desligados, o que ativou o protocolo de Resposta Rápida de Alerta (QRA) da OTAN. A presença do avião foi detectada pelos Centros de Vigilância e Monitoramento da aliança, baseados em Laage, Alemanha, o que resultou no envio imediato dos caças alemães.
O Il-20M, também chamado de Coot-A, é uma variante do antigo Il-18, adaptada para missões de coleta de inteligência por meio de sinais eletrônicos. De acordo com as informações divulgadas, a aeronave estaria tentando coletar dados de atividades da OTAN na região, além de testar o tempo de resposta das forças aéreas da aliança.
O incidente se soma a uma série de interceptações que têm ocorrido nos últimos meses entre aviões da OTAN e da Rússia na região do Báltico. Apenas no final de setembro, caças italianos já haviam interceptado um MiG-31 russo perto da Lituânia, em uma situação semelhante.
A operação de Polícia Aérea da OTAN na região conta com a participação de várias nações, incluindo Itália e Alemanha, que têm reforçado sua presença militar diante do aumento das atividades aéreas russas nas proximidades das fronteiras aliadas.
Com informações de: Zona Militar