Em comparação global, o sistema ferroviário chinês destaca-se tanto em extensão quanto em modernidade. O Japão, pioneiro com seu famoso Shinkansen, possui pouco mais de 3.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade. A Europa, embora tenha uma malha integrada entre vários países, conta com aproximadamente 11.000 quilômetros desse tipo de trilho, sendo a França, com o TGV, um dos líderes regionais. Nos EUA, a rede de alta velocidade é ainda mais limitada, a linha Amtrak Acela cobre cerca de 735 quilômetros e opera em velocidades inferiores às de seus concorrentes globais. Portanto, quando comparado ao sistema ferroviário chinês, o restante do mundo tem um longo caminho a percorrer para alcançar níveis semelhantes de desenvolvimento e eficiência.
A China continua a impressionar o mundo com seus avanços no setor ferroviário. Recentemente, o país ultrapassou a marca de 160.000 quilômetros de trilhos operacionais, dos quais mais de 46.000 quilômetros são de ferrovias de alta velocidade. Esse feito consolida a posição da China como a nação com a maior e mais avançada rede ferroviária de alta velocidade do planeta.
Expansão acelerada e liderança global nas ferrovias de alta velocidade da China
Desde 2012, a China expandiu sua infraestrutura ferroviária de forma impressionante. Houve um aumento de 64,2% no comprimento total da rede e um crescimento de 392,2% nas ferrovias de alta velocidade. Esse avanço fez da China uma referência mundial em extensão e inovação tecnológica, eficiência energética e segurança no transporte ferroviário. Com velocidades comerciais atingindo 350 km/h, o país estabeleceu um padrão que outras nações ainda não conseguiram igualar.
Além disso, a China mantém uma estratégia de expansão contínua. De acordo com Li Jingwei, vice-chefe do departamento de desenvolvimento e reforma do Grupo Ferroviário da China, o país adiciona, em média, mais de 3.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade por ano. Hoje, mais de 70% da rede global de alta velocidade está localizada na China, cobrindo 96% das cidades com mais de 500.000 habitantes, incluindo Hong Kong.
Redução no tempo de viagem e impacto no desenvolvimento econômico Chinês
A transformação do transporte ferroviário na China trouxe benefícios significativos para a população e a economia. Viagens que antes levavam horas agora são completadas em frações desse tempo. Por exemplo, o trajeto entre Pequim e Xangai, que anteriormente durava cerca de 12 horas, agora pode ser feito em pouco mais de 4 horas. Da mesma forma, a rota entre Pequim e Guangzhou foi reduzida de 21 para cerca de 7 horas. Essa redução nos tempos de viagem revolucionou a mobilidade interna e impulsionou o turismo e os negócios.
Projetos emblemáticos como a Ferrovia Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong e a Ferrovia Lhasa-Nyingchi no Tibete melhoraram significativamente a conectividade regional. Essas linhas não apenas facilitaram o deslocamento de pessoas, mas também estimularam o desenvolvimento econômico em áreas anteriormente isoladas.
Desafios nos EUA e Reino Unido destacam a liderança da China no setor ferroviário
Em contraste, países como os EUA e o Reino Unido ainda enfrentam desafios para modernizar suas redes ferroviárias. A falta de investimento e a complexidade regulatória têm impedido avanços significativos nesses locais, destacando ainda mais a liderança da China no setor. O sucesso da China no desenvolvimento de ferrovias de alta velocidade é incomparável. Com uma rede que continua a se expandir e modernizar, a China lidera globalmente e estabelece novos padrões de excelência e eficiência para o futuro do transporte ferroviário em todo o mundo.