Se você sonha em ser um paraquedista do Exército Brasileiro, separamos a seguir informações cruciais para a sua preparação, assim como sobre o processo seletivo, regras e salários, apresentando um guia completo com tudo o que você precisa saber. Antes de mais nada, é relevante pontuar que essa é uma estratégia que garante que o profissional consiga entrar no terreno inimigo de forma mais eficaz, quando impossibilitado por outros meios de transporte.
Os paraquedistas são profissionais treinados para passar por qualquer situação e atuar em qualquer terreno. O destaque para a categoria se iniciou entre os anos 30 e 40, entre os exércitos americanos, russos e alemães. Mediante essa situação, o Brasil se inspirou para também criar a sua Brigada de Infantaria Paraquedista. Os itens que simbolizam a infantaria paraquedista são: bota marrom, boina grená (assumida desde 1964), brevê prateado e águia dourada. A cor da bota se distingue para aquele que está em treinamento; neste caso, usa-se a cor preta.
A Brigada de Infantaria Paraquedista possui laços estreitados com a FAB (Força Aérea Brasileira). A unidade está localizada no Rio de Janeiro e é considerada uma das tropas de elite do Exército, que conta com vários cursos de paraquedismo. Contudo, é importante pontuar que, para ser considerado um paraquedista, é preciso ter realizado cinco saltos de uma aeronave militar em movimento.
Tipos de cursos
Como mencionado, existem vários tipos de cursos que variam do básico ao avançado e também em relação ao prazo. O treinamento básico exige que os participantes fiquem três semanas no curso, onde aprendem técnicas de salto qualificado e aeroterrestres. Para se tornar mestre de salto, são cinco semanas; para precursor paraquedista, são 24 semanas.
A infantaria também disponibiliza outros cursos, como, por exemplo, salto livre, salto livre avançado, além de estágios como o de transporte aéreo, com o intuito de fiscalização de operações, além de estágio básico de resgate voltado para saúde, como salvamento, resgate e afins.
Quem pode ser um paraquedista do Exército Brasileiro?
Além da realização dos cursos necessários, algumas regras precisam ser levadas em conta, como, por exemplo, a altura mínima, que é de 1,65 m. Além disso, é necessário realizar o cadastro junto à Junta de Serviço Militar (JSM), apresentando documentos pessoais, comprovante de residência, nível de escolaridade e exames de saúde.
Para ser um paraquedista, é preciso também realizar testes físicos que acontecem em dois dias. No primeiro dia, o candidato é submetido aos seguintes exercícios:
- Subida na corda: 3 metros em corda vertical distendida ao lado do corpo, sem auxílio dos pés ou pernas.
- Abdominal supra: 29 repetições em 1 minuto.
- Flexão na barra: 4 repetições.
No segundo dia, o candidato vai realizar os seguintes exercícios:
- Corrida: 2.500 metros em 12 minutos.
- Flexão de braços: 25 repetições.
- Natação: 25 metros em estilo livre, sem tempo.
Após o fim do curso, o salário do soldado paraquedista fica em torno de R$ 2.798. Para saber mais detalhes sobre como participar, cursos e missões, clique aqui.