O Brasil registrou a entrada de 1,7 milhão de migrantes entre 2010 e agosto de 2024. O número foi divulgado na última quinta-feira, 10 de outubro, pelo Boletim das Migrações, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o governo, 500,6 mil migrantes vieram da Venezuela (29,4%), 183,1 mil do Haiti e 100,8 mil da Bolívia.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Boletim das Migrações é uma importante ferramenta de monitoramento quantitativo para entender as tendências migratórias, planejar e implementar políticas públicas mais eficazes e, assim, garantir a proteção dos refugiados e migrantes no Brasil.
Por outro lado, quase o triplo de brasileiros procura outro país pra viver. São 4,9 milhões vivendo principalmente nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.
Situação dos refugiados
O Brasil também tem 146,1 mil refugiados. Refugiadas são aquelas pessoas que foram forçadas a sair de seu país por motivos políticos, religiosos ou violações de direitos humanos e que foram autorizadas a morar no Brasil de forma permanente ou com prazo determinado.
Os refugiados reconhecidos (ou seja, aqueles examinados pelo Comitê Nacional para os Refugiados) vêm principalmente de Venezuela (134 mil), Síria (4,1 mil) e República Democrática do Congo (1,1 mil).
Outros 450,7 mil pedidos de reconhecimento da condição de refugiado estão em análise no Comitê. Essas pessoas estão contabilizadas como migrantes.