A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) recebeu seu primeiro caça F-15EX Eagle II preparado para combate. O avião, fabricado pela Boeing em suas instalações no Missouri, voou até o Oregon, onde está localizada a base da Guarda Nacional Aérea (ANG). Agora, em seu novo destino, aguardará pacientemente cerca de um mês até entrar em serviço.
Estamos diante de um evento significativo, pois este é o primeiro F-15EX Eagle II operacional na Força Aérea dos Estados Unidos. E espera-se que, com o passar do tempo, sejam incorporadas centenas de novas unidades. O F-15 original foi introduzido na década de 1980, mas esta variante apresenta muitos sistemas atualizados que a tornam diferente.
Por que o novo F-15EX Eagle II da América é temido em todo o mundo
A importância do F-15EX Eagle II em 2024
Falar sobre um caça de quarta geração em um mundo onde os F-35 Lightning II e F-22 Raptor de quinta geração são as estrelas do momento pode parecer um pouco curioso. No entanto, uma combinação de fatores levou ao ressurgimento desta lendária aeronave dentro da Força Aérea dos Estados Unidos. Vejamos por que o Pentágono decidiu apostar novamente nela.
Na década de 2010, a Força Aérea dos EUA tinha a necessidade de garantir uma certa quantidade de caças de superioridade aérea ao longo do tempo, mas esta missão estava se tornando difícil. À medida que os F-15C/D se aproximavam da data de sua aposentadoria, o programa do F-35 estava impregnado de atrasos e sobrecustos. Era necessário encontrar uma alternativa para a frota.
A decisão da Força Aérea dos EUA de resgatar o F-15
Uma das opções consideradas foi reiniciar a produção do F-22 Raptor, um avião que voou pela primeira vez em 1997, mas o desafio era monumental. Retomar a produção desse caça e encontrar fornecedores para componentes e peças de reposição não só era uma tarefa titânica, como também significava para a Força Aérea dos EUA gastar bilhões de dólares.
Em meio a esse contexto, surgiu a opção ideal para o Pentágono: ressuscitar um de seus melhores aviões. A Boeing, na verdade, nunca havia deixado de atualizar o F-15. Embora o gigante aeroespacial americano não tenha vendido novos caças desse tipo para os Estados Unidos, ele o fez para clientes estrangeiros, consolidando uma família destinada à exportação.
A família F-15 Advanced Eagle, que incluía uma variante para a Arábia Saudita, consolidou-se a partir de 2018 como a base para o renovado F-15 que voaria na USAF. O projeto avançou com luz verde do Pentágono e, em 2021, foi anunciada a denominação oficial F-15EX Eagle II. A Força Aérea dos EUA finalmente conseguiu os fundos para comprar um total de 104 aviões renovados.
O futuro do F-15EX Eagle II na Força Aérea dos Estados Unidos
Embora algumas unidades do F-15EX Eagle II estejam voando desde fevereiro de 2021, ainda não estão em serviço ativo. Tudo se tratou de testes preliminares. O avião recentemente entregue à ANG será o primeiro dos destinados a substituir gradualmente os F-15 mais antigos. “Nosso velho avião é analógico, este avião é digital”, disse o coronel Mike Kosderka da ANG à televisão local.
O caça mais temido do mundo tem uma capacidade de carga útil de 13.300 kg
O F-15EX Eagle II tem uma capacidade de carga útil de 13.300 kg, o que lhe permite transportar armas de grande porte. Entre elas, encontramos os mísseis AIM-120 AMRAAM e AIM-9 Sidewinder, bem como as bombas GBU-39. As melhorias incluem um sistema de controle de voo fly-by-wire (FBW) com telas sensíveis ao toque, um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e um sistema de guerra eletrônica.
Com a introdução desta aeronave, a Força Aérea dos EUA garante a manutenção de sua superioridade aérea enquanto enfrenta os desafios de modernização de sua frota. O F-15EX Eagle II combina a robustez e confiabilidade dos modelos anteriores com as tecnologias mais recentes, proporcionando uma solução eficaz e econômica para as necessidades de defesa aérea do país.