A Marinha do Brasil (MB) continua a expandir suas capacidades operacionais com a incorporação do novo drone NAURU 500C, rebatizado de RQ-2. Este drone remotamente pilotado promete transformar as operações de busca e salvamento no litoral brasileiro e em águas interiores, trazendo mais eficiência e agilidade ao Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR Brasil). A entrega do drone ocorreu em São Pedro da Aldeia (RJ), marcando uma parceria crucial entre a Marinha e empresas como Shell Brasil Petróleo, CLS Brasil e Xmobots.
Além de expandir o alcance das operações, a RQ-2 fortalece a evolução do Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR), permitindo maior cobertura e precisão em cenários críticos. O drone NAURU 500C, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, é um avanço da Base Industrial de Defesa do Brasil. Ele possui um alcance impressionante de até 60 quilômetros e pode operar tanto em missões embarcadas quanto em solo.
Tecnologia de ponta amplia eficiência em missões de salvamento e busca no alto-mar
Sua capacidade de decolar e pousar verticalmente, sem a necessidade de equipamentos adicionais, é um diferencial que amplia seu campo de atuação, especialmente em ambientes de difícil acesso. Com autonomia de voo de até quatro horas e equipado com câmeras de alta resolução que transmitem imagens em tempo real, o drone oferece uma solução ideal para missões de busca e salvamento.
O Diretor da Unidade de Negócios da CLS Brasil, Leonardo Marques da Cruz, destacou o aumento do campo visual como uma das principais vantagens da aeronave. Segundo ele, o drone pode operar com precisão em distâncias de até 60 km de seu ponto de controle, tornando-o crucial em missões em alto-mar.
Marinha do Brasil fortalece operações com o versátil e robusto drone NAURU 500C
As características do drone NAURU 500C, utilizado pela Marinha do Brasil, reforçam sua versatilidade e robustez. Ele pode operar em condições climáticas adversas, resistindo a ventos de até 60 km/h e alcançar altitudes superiores a 1.300 metros. Além disso, a aeronave foi projetada para realizar operações BVLOS (além da linha de visão), com a capacidade de operar acima de 400 pés, cerca de 120 metros. Suas câmeras eletro-ópticas e infravermelho termal, combinadas com um sistema de comunicação avançado, permitem que dados sejam transmitidos em tempo real, oferecendo um suporte essencial para operações em áreas remotas.
Marinha do Brasil e o setor privado impulsiona inovação em operações de busca e salvamento
Essa inovação é fruto de uma colaboração sólida entre a Marinha do Brasil e empresas líderes em tecnologia. Cláudio Guanaes, da Shell Brasil Petróleo, enfatizou que o projeto surgiu com o objetivo de melhorar a eficiência e a rapidez das operações SPAD-SAR. A parceria entre a Marinha e a indústria privada permitiu a criação de um sistema inovador, que já está mostrando resultados concretos em missões de busca e salvamento.