A montadora francesa Alpine revelou seu novo motor Hy6, um V6 twin-turbo desenvolvido do zero para funcionar com hidrogênio comprimido, prometendo alta performance e sustentabilidade para o futuro dos esportes a motor.
A Alpine trouxe uma das maiores novidades do Salão de Paris 2024 ao apresentar o Alpenglow Hy6, equipado com um motor V6 twin-turbo de combustão a hidrogênio, que promete dobrar a potência do seu antecessor. Com 740 cavalos de potência, esse supercarro não só impressiona pelo design futurista, mas também pelo desempenho agressivo.
A estreia do conceito Alpenglow ocorreu em 2022, quando a Alpine exibiu pela primeira vez sua visão para um futuro sustentável no automobilismo. Desde então, o modelo passou por várias atualizações, incluindo uma apresentação dinâmica em Spa-Francorchamps e Le Mans, com uma versão inicial equipada com um motor de quatro cilindros movido a hidrogênio.
Apesar da empolgação inicial, o motor Hy4 de quatro cilindros não atendia às expectativas, gerando certa decepção entre os entusiastas da marca. No entanto, a Alpine esclareceu que o Hy4 era apenas um protótipo temporário, preparando o terreno para o atual motor Hy6, que finalmente faz sua estreia com o dobro da potência e uma proposta muito mais robusta.
O motor Hy6 foi desenvolvido especificamente para o automobilismo e não é uma simples adaptação de um motor a gasolina. Ele foi projetado do zero para otimizar a combustão do hidrogênio, demonstrando o compromisso da Alpine com um futuro mais limpo para as corridas de alto desempenho. Esse avanço é considerado um marco para o setor, pois combina sustentabilidade com a emoção dos motores a combustão.
Um dos destaques técnicos do Hy6 é sua arquitetura de alumínio, com bloco sólido e cabeçotes de cilindro em alumínio fundido. As válvulas são controladas por quatro eixos de comando, e o sistema de injeção direta de hidrogênio é complementado por injeção indireta de água, o que ajuda a prevenir problemas como pré-ignição e batidas no motor.
O hidrogênio é armazenado em três tanques de alta pressão, distribuídos ao redor do cockpit. Esses tanques são equipados com válvulas de liberação rápida, garantindo segurança em caso de incêndio. O combustível é pressurizado em até 700 bar antes de ser injetado no motor, o que proporciona uma mistura homogênea para uma combustão eficiente.
A Alpine não esqueceu dos fãs de motores barulhentos, ajustando o escapamento de Inconel para entregar um ronco impactante que acompanha o motor até seu limite de 9.000 rotações por minuto. A experiência auditiva é um elemento central da proposta da marca, que acredita que a paixão pelas corridas pode continuar viva mesmo em um mundo com restrições de carbono.
O motor Hy6 atinge seu pico de torque de 770 Nm a 5.000 rpm e sua potência máxima de 740 cavalos a 7.600 rpm, permitindo que o Alpenglow alcance uma velocidade máxima estimada de 330 km/h. Esses números colocam o modelo no território dos supercarros, provando que o desempenho pode coexistir com a busca por soluções mais limpas no automobilismo.
Embora o Hy6 tenha sido projetado inicialmente para competições, a Alpine não descartou a possibilidade de criar versões adaptadas para o uso em veículos de rua. Isso abre espaço para um futuro onde os carros movidos a hidrogênio possam se tornar uma realidade para motoristas comuns, e não apenas para pilotos profissionais.
O Alpenglow também impressiona pelo seu design ousado, com um chassi de fibra de carbono e um capô transparente que exibe o motor. Detalhes como o novo aerofólio central e as lâminas de luzes traseiras que expelem vapor d’água reforçam o visual gelado do carro, que foi inspirado em elementos da natureza e da tecnologia futurista.
Com essa inovação, a Alpine reafirma seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o automobilismo, sem abrir mão da performance e da emoção que fazem parte do DNA das corridas. O futuro do esporte a motor pode ser mais limpo, mas, como o Alpenglow Hy6 prova, não precisa ser menos emocionante.
Com informações de: Newatlas