Uma nova corveta ou fragata leve furtiva chinesa aparentemente fez sua viagem inaugural. O design do navio apresenta algumas semelhanças com as corvetas suecas da classe Visby, que evitam os radares, incluindo um canhão principal oculto em uma cúpula pouco visível quando não está em uso, mas é maior, de acordo com todos os indícios. A rapidez com que os trabalhos neste navio parecem avançar também demonstra a escala e o alcance da capacidade de construção naval da China, algo que apresenta enormes desafios mesmo para os concorrentes mais bem equipados do país, principalmente os Estados Unidos. Há apenas duas semanas, o primeiro porta-aviões chinês de design próprio, que incorpora catapultas e outras melhorias importantes, também iniciou seus testes de mar inaugurais. Marinha
A nova corveta furtiva: um avanço impressionante da marinha chinesa
No fim de semana, surgiram imagens do navio em alto mar nas redes sociais. Não se sabe ao certo quando ele deixou o porto, para onde navegou e se já retornou ao porto.
A primeira imagem clara deste navio apareceu em novembro de 2023, em uma fotografia tirada nos estaleiros Liaoning, também conhecidos como estaleiros Dalian Liaoning South. De acordo com Tom Shugart, pesquisador associado do Center for a New American Security (CNAS), imagens de satélite indicam que o navio está sendo construído lá pelo menos desde agosto do ano passado.
Além do canhão principal oculto na proa, a imagem que apareceu na Internet em novembro passado parecia mostrar um conjunto de sistemas de lançamento vertical em frente à superestrutura principal e um convés de voo na popa.
Pelo que vimos até agora, o design do navio prioriza características de baixa observabilidade (furtividade). Por exemplo, uma estrutura de mastro integrada na parte superior da ponte e a ausência de grandes antenas e dispositivos que reflitam radares na superestrutura ou no convés. Seu design é dominado por superfícies lisas, planas e facetadas, inclinadas para dentro acima da linha de cintura do navio. É uma configuração semelhante à de um trailer, que se estreita progressivamente acima da linha de flutuação, mas neste caso a parte inferior do casco ainda se alarga para fora. As corvetas furtivas suecas da classe Visby e os destróieres furtivos da classe Zumwalt da Marinha dos Estados Unidos apresentam formas de design de trailers.
Capacidades de furtividade e o papel estratégico da marinha na Primeira Cadeia Insular
Em termos de tamanho, Shugart estimou que o comprimento do novo navio de guerra furtivo será de cerca de 97 metros (318 pés), com base em comparações com corvetas não furtivas do Tipo 056 – denominadas pela OTAN como classe Jiangdao – que também podem ser vistas nas imagens de satélite abaixo. Sabe-se que o Tipo 056 básico tem 90 metros de comprimento e um deslocamento de cerca de 1.500 toneladas. Os estaleiros de Liaoning também fabricaram o Tipo 056 no passado.
Ainda não está claro quais usos a China pretende dar ao seu novo navio furtivo. Andreas Rupprecht, um veterano observador da China e colaborador do The War Zone, escreveu no X que é mais provável que se trate de uma “plataforma de testes exaustiva” sem designação, com base nas informações que encontrou.
Shugart destacou algo semelhante em resposta às perguntas que lhe fizemos por e-mail sobre o navio. “Houve rumores de que esse design é algum tipo de plataforma de testes, e isso pode ser verdade”, disse ele. “Ou pode ser a próxima classe de corveta da Marinha do Exército de Libertação Popular da China; neste momento, é difícil dizer com certeza.” Dito isto, ainda não vimos a construção de qualquer casco adicional deste tipo, enquanto com a nova fragata Tipo 054B, rapidamente vimos unidades em construção em vários estaleiros. Talvez a Marinha do Exército de Libertação Popular da China prefira esperar para ver o que acontece, uma vez que este é um design bastante diferente, que parece focado em características de baixa observabilidade.”
De qualquer forma, uma nova classe de corvetas furtivas seria extremamente valiosa para o PLAN, e poderia ser usada em várias funções, especialmente em áreas litorâneas.
“Supondo que essa classe acabe substituindo as corvetas chinesas mais antigas, eu esperaria que tivesse um papel em missões de escolta, guerra antisubmarina (ASW), e talvez defesa aérea pontual”, disse Shugart. Isso seria muito semelhante à capacidade multimissão das mencionadas corvetas Tipo 056 quando estavam em serviço no PLAN. No final de 2021, o PLAN começou a transferir suas 22 corvetas do Tipo 056, sendo que a primeira entrou em serviço no início de 2013, para a Guarda Costeira da China. Atualmente, o PLAN possui 50 corvetas do Tipo 056A em serviço ativo, a primeira das quais entrou em serviço no final de 2014, realizando principalmente operações ASW.
No entanto, ao contrário do Tipo 056, as qualidades furtivas do navio misterioso podem ser especialmente atraentes para o PLAN. Ainda assim, é importante lembrar que seu design de baixa observabilidade não o torna invisível para os radares, mas o torna mais difícil de detectar e classificar por radar à distância. Seria especialmente difícil localizá-lo e enfrentá-lo à distância em áreas litorâneas, pois no radar ele pareceria confundir-se com o tráfego de embarcações menores e operaria em meio ao desordenamento geográfico.
As áreas litorâneas congestionadas, como as da Primeira Cadeia Insular, são de importância crítica para o PLAN. A Primeira Cadeia Insular, uma área do Pacífico localizada dentro de uma fronteira formada pela primeira linha de arquipélagos que parte da Ásia Oriental continental, abrange ilhas reivindicadas por Pequim, como as Senkaku. Além disso, a primeira cadeia de ilhas se estende até o estratégico Mar da China Meridional. Pequim declarou que a maior parte dessa massa de água pertence à China e militarizou grande parte da região por meio da construção de ilhas fortificadas artificiais. Marinha
Há também a possibilidade de que a nova frota de corvetas furtivas seja utilizada pelo PLAN para a defesa da costa continental, permitindo que outros navios, como as fragatas Tipo 054A, realizem outras missões em águas azuis.
Além disso, é importante mencionar que o surgimento da corveta furtiva está alinhado com a tendência mais ampla em direção a corvetas e fragatas leves fortemente armadas em nível global.
Seja como for, não há dúvida de que o desenvolvimento do misterioso navio furtivo foi extremamente rápido, mesmo segundo as estimativas de Shugart. “O fato de que a nova corveta já está em testes no mar representa um cronograma de construção incrivelmente rápido. A primeira vez que vi o navio em construção foi em agosto do ano passado, e agora estamos em maio, nove meses depois, nos testes no mar”, disse ele.
Rapidez na construção naval e os desafios para os concorrentes
Claro, isso é sintomático da rápida expansão da capacidade de construção naval da China nos últimos tempos. Há quase um ano, o Escritório de Inteligência Naval soou o alarme de que a capacidade de construção naval da China é mais de 200 vezes maior do que a dos Estados Unidos. Junto com isso, o país também foi capaz de construir navios cada vez mais capazes, o que significa que a qualidade está melhorando, pelo menos em alguns aspectos, juntamente com a quantidade global. Marinha
Em contraste com a rápida construção naval chinesa, “a nova fragata da classe Constellation da Marinha dos Estados Unidos inicialmente previa um prazo de 48 meses desde o início da construção até a entrega, e agora temos declarações da Marinha sobre atrasos significativos além desse prazo”, disse Shugart. Marinha
Será interessante ver o que acontecerá, se é que algo acontecerá, com o novo navio furtivo chinês. Mas, se tomarmos como base a rápida construção do navio, é provável que não tenhamos que esperar muito para descobrir. Marinha