Se você tem formação técnica em nutrição ou curso superior na área saiba que pode se tornar um militar temporário do Exército Brasileiro.
A força armada admite em seu quadro profissionais da área para realizar atividades especificas. Para isso, os interessados devem estar atentos aos editais de convocação lançados regularmente pelas regiões militares.
Os aprovados ingressam por meio do Serviço Militar Voluntário (SMV) pelo período mínimo de 12 meses e máximo de oito anos.
Aqueles que possuem formação técnica entram na função como Sargento e os que possuem graduação de nível superior são incorporados como Oficiais.
Quanto ganha um nutricionista do Exército?
O salário varia de acordo com a função (Sargento ou Oficial) podendo iniciar na casa dos R$ 3.823,64 chegando a R$ 8.245,00, sem somar os adicionais e benefícios.
Como participar das seleções?
Para se tornar um nutricionista do Exército basta se inscrever para um dos processos seletivos abertos e cumprir com as exigências do edital, como envio da documentação solicitada.
Como forma de seleção, os candidatos passam por teste de aptidão física, exames de saúde e análise documental.
O que faz um nutricionista do Exército?
O nutricionista do Exército tem como principal tarefa trabalhar na promoção da saúde e bem-estar dos militares, atuando diretamente na alimentação adequada, controle de dietas e educação nutricional, confira as funções em detalhes:
Planejamento de Cardápios
O nutricionista é responsável por elaborar cardápios balanceados que atendam às necessidades nutricionais dos militares, levando em consideração as demandas físicas de diferentes tipos de treinamento e atividades operacionais.
Eles também precisam considerar as variações em relação aos ambientes, como operações em áreas de selva, frio ou desertos, onde os alimentos precisam ser adequados à condição climática e de logística.
Avaliação Nutricional
Outra função essencial do nutricionista do Exército é avaliar o estado nutricional dos militares, por meio de exames antropométricos, como avaliação do peso, altura, índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal e outros indicadores para monitorar a saúde e o condicionamento físico.
Quando necessário, o nutricionista desenvolve planos alimentares personalizados para militares que precisem ganhar ou perder peso, ou que estejam em programas de reabilitação física.
Educação nutricional
A educação nutricional também faz parte das atribuições do nutricionista no Exército. Ele realiza atividades para conscientizar os militares sobre a importância de uma alimentação saudável, promovendo palestras e workshops.
Em missões especiais ou operações prolongadas, o nutricionista ainda pode atuar no planejamento logístico de alimentação para garantir que as tropas tenham acesso a alimentos seguros e nutritivos em qualquer situação.
O nutricionista do Exército trabalha também no processo de reabilitação de militares e no planejamento de dietas para atletas militares.