Nos anos 1970, a indústria automotiva militar brasileira viu surgir um marco de resistência e desempenho com o lançamento do caminhão LG-1519, apelidado de “Mamute”. Desenvolvido pela fabricante Engesa em parceria com a Mercedes-Benz, este caminhão 6×6 foi criado para enfrentar os desafios do terreno brasileiro. Com sua estrutura robusta e tecnologias inovadoras para a época, o LG-1519 marcou presença no cenário militar nacional e continua sendo valorizado no mercado de veículos militares antigos.
A estrutura do Caminhão 6×6 garantia tração excepcional e capacidade de enfrentar terrenos acidentados com facilidade. O diferencial era o sistema exclusivo da Engesa, o “Boomerang”, que proporcionava tração nas quatro rodas usando apenas um diferencial. Esse sistema, que recebe seu nome das engrenagens em formato de bumerangue, distribuía a tração de forma uniforme, mantendo as quatro rodas em movimento, mesmo em situações onde o solo é irregular e desafiador.
Capacidade de Suspensão e Potência: Mecânica do caminhão “Mamute”
O caminhão LG-1519 utilizava uma suspensão baseada em feixes de molas, similar a caminhões convencionais, mas com uma configuração reforçada e projetada para o ambiente militar. Essa suspensão permitia que cada lado do caminhão operasse de maneira independente, garantindo que as rodas estivessem sempre em contato com o solo. Esse aspecto era fundamental para o desempenho do LG-1519 em operações militares, onde a estabilidade e o controle sobre o terreno acidentado eram essenciais.
Um motor diesel aspirado de cinco cilindros, com capacidade de gerar até 192 cavalos de potência. Essa configuração de motor proporcionava uma performance poderosa e constante, essencial para o transporte de tropas e equipamentos em regiões remotas. Além disso, sua tração 6×6 era aprimorada com um sistema de freios robusto, posicionado sobre as engrenagens em formato de bumerangue, permitindo frenagens mais seguras
Design e Adaptações Militares Específicas
O veículo foi modificado para atender às exigências das Forças Armadas brasileiras. Sua estrutura incluía paralamas ampliados e uma frente reforçada com um quebra-mato, protegendo o caminhão. O veículo também possuía um para-brisa rebatível e uma capota de lona, que oferecia flexibilidade e proteção adicionais para as tropas.
Apresentava uma altura elevada para garantir melhor visibilidade do terreno e facilidade de manobra em áreas de difícil acesso. A capacidade de carga do caminhão era igualmente impressionante, permitindo o transporte eficiente de suprimentos e equipamentos necessários para operações longas. Graças a essas características o LG-1519 foi amplamente utilizado em batalhões militares pelo Brasil, e, até hoje, unidades desse modelo são encontradas em uso por colecionadores e apreciadores de veículos militares históricos.
Mercedes Benz LG-1519 6X6
Legado e importância no mercado de veículos militares
O LG-1519 representou um avanço na engenharia militar brasileira dos anos 70 e estabeleceu um padrão de resistência e eficiência para veículos de uso militar. Sua popularidade e durabilidade fizeram com que, até hoje, ele seja um modelo valorizado no mercado de veículos militares antigos. Com sua tração 6×6, sistema de diferencial avançado e motor potente, tornou-se uma peça de colecionador e um símbolo de um período inovador da indústria automotiva militar brasileira, foi fundamental para garantir a mobilidade e a segurança das tropas em diversas missões.