O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky assinou no dia 25 de outubro um novo projeto de lei que passa a permitir que voluntários estrangeiros se alistem no Exército do país como oficiais.
A novidade está no fato de que, até a assinatura da nova lei, os estrangeiros poderiam servir apenas como sargentos ou soldados. Segundo informações do site The Kyiv Independent, a lei passou primeiro pelo parlamento ucraniano, onde foi aprovado por unanimidade, até ser finalmente adotado como lei por Zelensky.
Além de servir nas Forças Armadas Ucranianas, os estrangeiros ainda poderão servir no Serviço Especial de Transporte e na Guarda Nacional, também na função de oficial. O projeto de lei aprovado estabelece ainda a criação de um centro de recrutamento para estrangeiros, onde o exército ucraniano poderá verificar se os candidatos podem residir legalmente no país, além de garantir que não são sabotadores.
Direito a cidadania
Os estrangeiros que lutarem pela Ucrânia terão o direito de obter a cidadania do país, de acordo com uma outra lei aprovada em agosto deste ano.
“A legislação descreve um processo em camadas, começando com autorizações de residência temporária, progredindo para autorizações de imigração e culminando na concessão da cidadania ucraniana”, explicou o United24, uma plataforma de informações administrada pelo governo da Ucrânia.
A Legião Estrangeira Ucraniana foi criada em 2022 e conta atualmente com combatentes de 50 países, incluindo veteranos e soldados da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia, segundo informações da Inteligência de Defesa da Ucrânia (DIU).
Como se alistar no exército da Ucrânia?
Os estrangeiros que desejam se alistar no exército ucraniano devem realizar o recrutamento diretamente pelo site criado pelo governo do país neste link. Não é necessário ter experiência em combate e qualquer cidadão do mundo, com exceção dos russos, podem se inscrever.
“É recomendado, se possível, levar seu próprio kit militar, como roupas, equipamentos, capacete, colete à prova de balas”, informa o site.
Os candidatos devem ainda ter idade entre 18 e 60 anos, não possuir antecedentes criminais, ter aptidão física e não ser portador de doenças crônicas. Aqueles que possuem experiência em combate ou militar possuem vantagem.