A Administração de Suprimentos de Defesa da Suécia (Försvarets materielverk – FMV) confirmou a assinatura de um contrato com a Saab para acelerar a entrega de dois aviões de vigilância avançada GlobalEye AEW&C, designados S 106 pelas Forças Armadas Suecas. A decisão, que se formalizou após um acordo inicial no começo deste ano, visa fortalecer rapidamente as capacidades de comando e controle aéreo do país.
O pedido inicial contemplava dois aviões, porém, com o aumento das necessidades de defesa, o governo sueco aprovou a aquisição de uma terceira aeronave S 106. Esse terceiro avião será entregue em configuração completa, enquanto os dois primeiros, entregues de forma antecipada, passarão por ajustes futuros para atingir o mesmo padrão.
Parte da decisão do governo de Estocolmo inclui a doação de um ASC890, também da Saab, para a Ucrânia, dentro de um pacote de apoio militar. O modelo, que já está em operação com a Força Aérea Sueca, será utilizado para fortalecer as capacidades de defesa aérea do governo ucraniano.
O GlobalEye AEW&C é baseado na plataforma Bombardier Global 6000/6500 e utiliza um conjunto de sensores, incluindo o radar Erieye ER, capaz de detectar alvos a mais de 550 km de distância, tanto no ar quanto no mar e em terra. Além disso, a aeronave oferece mais de 11 horas de autonomia, garantindo uma vigilância prolongada.
Essa atualização será crucial para as Forças Armadas da Suécia, permitindo uma integração ainda maior com as forças da OTAN. O GlobalEye aumentará consideravelmente a capacidade de comando da aliança em combates aéreos e vigilância.
As aeronaves são vistas como um salto tecnológico na proteção aérea da Suécia e de seus aliados, em um contexto global de crescentes tensões militares.
Com informações de: Aresdifesa