Os treinos militares são fundamentais e possibilitam o desenvolvimento de habilidades importantes. Além da preparação física propriamente dita, os métodos auxiliam na melhoria da saúde e do bem-estar, disciplina e resiliência, além de táticas de desenvolvimento na preparação. A busca pelo foco na resistência muscular tem sido um dos pontos mais procurados pelos militares. Rotinas que exigem o uso de força constante ou atividades similares ao rucking precisam de uma boa preparação, a fim de fortalecer o corpo e a mente.
A técnica utilizada pelos militares americanos exige ideias de treinos moderados que podem ser divididos entre alongamento em conjunto com aquecimento, séries que combinam exercícios para as pernas e cardio, além de uma última seção chamada de resfriamento. A fase inicial tem o intuito de aumentar a flexibilidade com o uso da pirâmide de aquecimento. O processo, em sua grande maioria, exige cinco etapas, sendo a primeira de aquecimento geral, mobilidade articular e aquecimento específico, a fim de preparar músculos e tendões.
As demais fases exigem a ativação dos músculos através do aumento gradual dos exercícios, além de preparação mental. Esta última deve ser realizada de forma que o militar ou a pessoa que estiver em preparação foque e visualize de maneira completa a atividade que será realizada.
A dica inicial é misturar caminhada e corrida, parando a cada 10 metros. Depois desse momento, é preciso escolher um exercício cardio para trabalhar a parte respiratória. A atividade vai agir de forma direta no desempenho dos pulmões, assim como do coração. É necessário realizar o processo durante 10 minutos.
Treinamento militar
Especialistas e médicos do esporte brasileiros já indicam a técnica eficaz de mesclar exercícios aeróbicos com o fortalecimento muscular dos membros inferiores. O Dr. José Gomes, especialista em medicina do esporte, declara que essa ação auxilia no aumento da resistência, principalmente em esportes de alta intensidade.
O exercício precisa ser feito três vezes. Inicialmente, faça corrida ou pedale por quatro minutos. Logo depois, realize 10 exercícios de afundo, trocando de perna assim que terminar o anterior. Em seguida, faça de 10 a 20 repetições com halteres.
Depois, segure o kettlebell ou haltere na altura do peito e faça 10 agachamentos. Abaixe o corpo como se fosse sentar, mantendo o peso na frente. Isso fortalece as pernas, assim como o abdômen, costas e quadris, também chamado de core. Um core fortalecido proporciona equilíbrio, melhor performance nos exercícios, além de melhorar a postura e a estabilidade do militar.
Penúltima Fase
Esta penúltima fase é chamada de “sprint”. Nesse momento, o militar ou quem está em preparação corre em máxima velocidade, porém, em uma distância menor. Os benefícios, além da queima de calorias, incluem o aumento da força muscular e o desempenho esportivo. Esta série precisa ser repetida 3 vezes, seguindo a sequência:
- Corra 400 metros ou pedale por dois minutos rápido.
- Caminhe 50 metros segurando um kettlebell.
- Levante os joelhos na barra – 10 vezes.
- Fique na posição de prancha por 1 minuto.
- Prancha lateral esquerda por 30 segundos.
- Prancha lateral direita por 30 segundos.
Caso não tenha um kettlebell, você pode substituí-lo pelos seguintes itens:
- Halteres
- Garrafas de água
- Mochila com peso
- Bolas de medicina
- Saco de areia
Resfriamento – Fase Final
O resfriamento configura a fase final do treinamento para melhorar a performance militar. O processo é realizado para que haja uma diminuição gradual da intensidade realizada. Esse processo, segundo especialistas, evita o desmaio, mantém o ritmo cardíaco, evita lesões, cãibras e proporciona uma recuperação adequada após um treino intenso. A última fase pode ser feita entre 20 e 30 minutos, respeitando os seguintes exercícios:
- Escolha uma atividade aeróbica fácil e realize por cinco minutos.
- Faça alongamento por cinco minutos.
Esse procedimento precisa ser feito duas vezes. Além disso, outras dicas são fundamentais para a preparação, como, por exemplo, aumentar o consumo de água com eletrólitos, manter uma nutrição eficaz rica em macronutrientes necessários para a manutenção do corpo e priorizar um sono de qualidade.
Informações do Portal Military