A agência de notícias KCNA relatou que Kim Jong-un, conselheiro de Estado da Coreia do Norte, emitiu um decreto ratificando o “Tratado de Parceria Estratégica Abrangente”.
Trata-se de um acordo entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a Federação Russa. O tratado, assinado em Pyongyang no dia 19 de junho de 2024, estabelece sobretudo uma parceria estratégica de longo prazo entre os dois países.
A troca de instrumentos de ratificação entre a Coreia do Norte e a Rússia marcará a entrada em vigor oficial do acordo. De acordo com fontes anteriores, o presidente russo Vladimir Putin já havia ratificado o tratado em 9 de novembro de 2024. Assim, Kim Jong-Un completou o processo legal necessário para o tratado começar a valer.
O tratado determina que ambas as nações se comprometam a manter e expandir uma parceria estratégica. Os princípios chave do acordo incluem o respeito pela soberania nacional, a inviolabilidade territorial, a não-interferência em assuntos internos e a igualdade entre as partes. O acordo também estabelece um mecanismo conjunto para fortalecer a cooperação e aumentar as capacidades de defesa, visando a prevenção de conflitos e a promoção da paz e segurança, tanto a nível regional quanto global.
Para especialistas, contudo, o tratado serve principalmente para oficializar a atual parceria estratégica entre Rússia e Coreia do Norte. Recentemente, os norte-coreanos enviaram milhares de tropas para auxiliar os russos na Guerra da Ucrânia.