Adeus Onix e C3, prepare-se para conhecer o carro que promete revolucionar o mercado brasileiro! O novo carro popular da Fiat está pronto para brigar pela liderança em vendas no mercado, trazendo um design atualizado, tecnologia de ponta e um sistema híbrido que combina desempenho e economia. Com uma proposta ousada e inspirada no modelo internacional Fiat Panda, o novo mini hatch da Fiat chega em 2025 para substituir o Mobi, desbancar o Onix e o C3, e se consolidar como a opção perfeita para quem busca um carro zero compacto completo e barato. Confira agora todos os detalhes sobre esse lançamento que promete sacudir o mercado!
Adeus Mobi, novo Fiat Argo 2025 será o SUV rival do novo Gol
Já tem um tempinho que muito se especula sobre o futuro do novo Argo no Brasil, o atual hatch compacto da montadora italiana, que é ofertado por aqui desde 2017 e faz bastante sucesso no mercado, com grande volume de vendas.
No entanto, nunca conseguiu desbancar os líderes dos últimos anos, que foram, nesta ordem: Chevrolet Onix, seguido pelo HB20, e recentemente quem assumiu o topo do pódio da categoria foi o Volkswagen Polo.
Para reverter essa situação, a Fiat tem trabalhado há bastante tempo na nova geração do Argo 2025. Inclusive, já havia sido vazado que ela seria compartilhada com a nova geração do Fiat Panda. E, para surpresa de muitos, foi confirmado que a nova geração vai, de uma vez só, retirar o Mobi de linha e assumir o lugar dos dois carros, no caso, o próprio Argo e o Mobi.
Para quem não conhece, o Panda era, entre aspas, o “irmão” do Uno, com um conceito bem parecido ao da última geração que o carro teve por aqui. No exterior, ele era uma espécie de SUV subcompacto da marca, com direito a tração e maior presença da montadora italiana no mercado estrangeiro. Agora, o modelo foi oficialmente lançado em sua nova geração, revelando como será o futuro Argo brasileiro.
Novo Argo será o carro barato da Fiat que promete conquistar o coração dos brasileiros
Embora rumores do ano passado indicassem que o novo Argo utilizaria a plataforma do Peugeot 208, o que seria incrível, a Stellantis optou por usar a base do novo Citroën C3 para produzir o novo Panda. Isso mostra o porquê de substituir ambos os modelos de uma vez, já que o novo Argo será um carro de baixo custo. Por enquanto, apenas o comprimento do modelo foi divulgado, com 3,99 metros, mas ele deve manter as demais dimensões do C3, com 2,54 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura.
Visualmente, o modelo ficou interessante, na minha opinião, e a marca chama essa nova linha de design de “retrô”. Na frente, temos uma grade em Black Piano, para-choque em destaque e faróis de LED. Nas laterais, ele conta com pintura bitom, rack de teto, além do nome “Panda” em baixo relevo na lataria, e rodas de 16 polegadas diamantadas.
Na traseira, o novíssimo Panda traz um spoiler integrado, detalhe em cinza no para-choque, o nome “Fiat” em baixo relevo na tampa (similar ao estilo das picapes S10 e Ranger) e lanternas full LED interligadas por uma faixa em Black Piano.
Novo carro popular da Fiat vem com motor 1.3 de 4 cilindros aspirado Flex, entregando até 107 cavalos e 13,9 kgf.m de torque
Quando o assunto é motorização, lá fora ele não utilizará as mesmas opções do mercado nacional, então nem vamos mencioná-las aqui. O modelo brasileiro deverá vir com o motor 1.3 de 4 cilindros aspirado Flex, entregando até 107 cavalos e 13,9 kgf.m de torque, em conjunto com uma transmissão manual de cinco marchas ou automática tipo CVT de sete velocidades simuladas.
Outro destaque é que o novo Argo deverá estrear com o sistema híbrido leve da Stellantis. Este virá nas versões com motor 1.0 de três cilindros turbo com injeção direta de combustível, combinado a um sistema de 48 V. Ainda não há muitas especificações desse motor, que também será introduzido na linha Fastback e Pulse ainda este ano, mas ele deve ter cerca de 135 cavalos e aproximadamente 22 kgf.m de torque, mantendo a transmissão CVT. O conjunto híbrido leve ajudará bastante na economia de combustível, oferecendo uma redução de consumo entre 10% e 15% em comparação com modelos a combustão.
Novo Panda promete ser uma mistura do novo C3 com o Pulse
O interior do novo Panda ainda não foi revelado oficialmente; ele será mostrado apenas no dia 11 de julho, quando a montadora celebra seus 125 anos. Até lá, resta especularmos que ele será uma mistura do novo C3 com o Pulse, possivelmente com painel digital de 8 polegadas, multimídia de 10 polegadas, revestimento em couro sintético e uma lista de equipamentos básicos de segurança.
Como o modelo será construído sobre a base do nosso C3 nacional, que é inferior até ao C3 europeu, não acredito que o carro terá muitos argumentos em termos de segurança aqui no Brasil. Na Europa, o modelo traz itens obrigatórios como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, detector de ciclistas e pedestres, além de frenagem de emergência para manobras traseiras.
Aqui, teremos os já conhecidos controles de tração e estabilidade, até seis airbags, freios a disco com ABS, entre outros equipamentos obrigatórios.
Quando chega o novo Argo?
A nova geração do Argo chega ao Brasil em 2025, mantendo fabricação nacional e grande inspiração no Panda, porém com aquela simplificação típica dos carros “abrasileirados”, que acabam perdendo alguns itens em comparação com os modelos vendidos no exterior.
Como ele vai substituir, de uma vez, dois carros, o novo Argo será mais barato, para atender tanto a faixa do Mobi quanto a do Argo atual.
Novo carro popular da Fiat será mais barato que os concorrente
Hoje, o Mobi possui apenas duas versões, com preço inicial de R$ 72.990 na configuração Like, chegando a R$ 75.990 na versão topo de linha, a Trekking. Já o Argo custa a partir de R$ 84.990 na versão de entrada, chegando a R$ 110.990 na versão Trekking com transmissão CVT e motor 1.3.
O novo Argo, que cobrirá ambas as faixas de preço, deverá partir da faixa superior do Mobi, custando aproximadamente R$ 76.000 na versão mais básica e podendo ultrapassar os R$ 115.000 na versão topo de linha, com destaque para a motorização 1.0 turbo híbrida leve.
E aí, galera, o que vocês acharam de tudo o que já se sabe sobre o novo Argo? Será que ele vai ser tão parecido com o Panda? Sabemos que ele terá a mesma base, mas comente abaixo sua opinião sobre essa decisão da montadora de simplificar o modelo ao invés de elevá-lo, como seria o caso se fosse baseado no novo 208.