Bryan Lanza, assessor do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, declarou em uma entrevista transmitida neste sábado (9) que a prioridade do novo governo da Casa Branca EUA, será promover a paz na Ucrânia, sem dar ênfase na restauração dos territórios perdidos pelo país, como a Crimeia. Em suas palavras, o estrategista do Partido Republicano expressou à BBC que o governo de Trump irá pedir ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, uma “visão realista para a paz”.
Ele ainda destacou a importância de uma abordagem pragmática. Segundo Lanza, “se o presidente Zelenskiy disser: ‘bom, só podemos ter paz com a Crimeia’, ele mostra para nós que não é sério. A Crimeia já era”. Lanza reforçou: “Se a prioridade é retomar a Crimeia e envolver soldados norte-americanos nisso, você está por sua conta.”
Trump pressiona Ucrânia a priorizar paz em vez de vitória militar
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, reafirmou sua prioridade de buscar a “paz e o fim das mortes” no conflito entre Rússia e Ucrânia. Em sua declaração, Trump enfatizou que a solução verdadeira não é a vitória militar, mas sim uma paz duradoura. “Não é uma visão para vencer, mas uma visão para a paz. Vamos começar a ter uma conversa honesta”, afirmou Trump, destacando a necessidade de um diálogo franco e direto.
A Rússia anexou a Crimeia em 2014, após uma revolta que provocou a fuga do presidente ucraniano pró-Moscou. Desde então, passados mais de dois anos do início da invasão russa em larga escala, as forças de Moscou ainda controlam cerca de 20% do território ucraniano, mantendo elevada a tensão internacional. Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, reforça que a paz só será possível com a retirada total das tropas russas e a devolução dos territórios ocupados, incluindo a Crimeia, para restaurar plenamente a soberania do país.
Durante a campanha eleitoral, Trump afirmou que, se fosse reeleito voltaria a Casa Branca, resolveria o conflito em apenas um dia. No entanto, ele não especificou os detalhes dessa solução, o que gerou dúvidas sobre sua viabilidade. Ainda assim, a proposta de Trump levantou debates sobre uma nova abordagem para acabar com o conflito.
Trump e Zelenskiy realizaram uma conversa telefônica que contou com a presença de Elon Musk, bilionário conhecido por seu envolvimento em questões globais. Essa interação foi vista como uma oportunidade para explorar possíveis caminhos para a paz, embora ainda sem uma definição clara.
Ligação com Zelenskiy, Trump mantém promessa de resolver conflito na Ucrânia rapidamente
A participação de Elon Musk na conversa entre Trump e Zelenskiy levanta questões sobre o papel crescente do setor privado nas negociações políticas de grande escala, como este conflito de enorme impacto global.