Dirigir um carro sem a necessidade de uma CNH? A Citroën quebra barreiras com o lançamento do Citroën Ami 2025, um modelo elétrico revolucionário que promete redefinir a mobilidade urbana. Compacto, econômico e com um design inovador, o Citroën Ami está conquistando espaço como um carro barato e popular, desafiando marcas consagradas, como o Fiat Topolino.
A chegada do Citroën Ami à Europa transformou o mercado automotivo, oferecendo uma solução acessível para mobilidade urbana. Com preço aproximado de £ 8.000 ou cerca de R$58 mil, o Ami vai além de ser apenas um carro barato: é uma opção sustentável e prática. Até agora, já foram vendidas mais de 50 mil unidades na Europa, solidificando sua posição como um fenômeno de vendas.
No mercado português, onde o Citroën Ami pode ser conduzido a partir dos 16 anos com habilitação da categoria “AM”, mais de 1.500 unidades foram comercializadas. Esse sucesso é resultado do compromisso da Citroën em democratizar o acesso ao transporte individual, especialmente com um veículo que não exige CNH em muitos países.
Um novo design para o Citroën Ami 2025 para desbancar o Fiat Topolino
Para marcar os quatro anos do modelo, e desbancar o rival Fiat Topolino, a Citroën apresentou a primeira renovação significativa do Ami, que já pode ser encomendada em Portugal. As mudanças incluem aprimoramentos no design externo, como a assinatura de luzes em dois níveis, tanto na parte dianteira quanto na traseira. Os indicadores de direção, que antes ficavam acima dos faróis, agora estão posicionados mais abaixo, oferecendo um visual mais moderno.
Os faróis ganharam destaque, sendo reposicionados em um nível superior, com bordas pretas que simulam pálpebras, dando ao Citroën Ami 2025 uma aparência mais expressiva. Na dianteira e na traseira, o para-choque foi redesenhado, com linhas mais esculpidas que conferem um estilo robusto ao veículo.
Elementos nostálgicos, como as estrias nas asas dianteira e traseira — uma homenagem ao clássico Citroën 2CV —, também foram incorporados ao design. As rodas apresentam um motivo de cubo, lembrando blocos de Lego, e um logotipo deslocado para fora do centro, reforçando a estética jovial do Citroën Ami.
Especificações técnicas que destacam o carro elétrico mais barato do mercado
Medindo 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura e 1.525 mm de altura, o Citroën Ami continua compacto, mas funcional. Ele mantém o motor elétrico de 6 kW (8 hp) e torque de 40 Nm, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 5,4 kWh. Este sistema permite uma velocidade máxima de 27,9 mph (aproximadamente 45 km/h) e um alcance de até 46 milhas (74 km) com uma carga completa, ideal para deslocamentos urbanos.
Apesar de suas dimensões reduzidas, o Citroën Ami oferece uma experiência de condução prática e eficiente. Seu tempo de aceleração de 0 a 45 km/h é de 10 segundos, suficiente para o tráfego das cidades europeias. Além disso, o modelo se destaca pelo custo-benefício, sendo um dos carros elétricos mais baratos do mercado.
Adeus Fiat Topolino! Citroën Ami Buggy Vision, ousadia e inovação no design
Além do modelo tradicional, a Citroën apresentou o conceito Ami Buggy Vision, uma versão experimental que reforça a criatividade da marca. Este modelo aberto, sem portas, traz um teto retrátil inspirado no kitesurf, mostrando como a marca explora novas possibilidades de design para atrair um público jovem e aventureiro.
O interior do Ami Buggy Vision é tão inovador quanto o exterior, com detalhes que remetem ao conceito Citroën Advanced Comfort. Almofadas dos assentos em um vibrante tom vermelho-alaranjado e a inscrição no painel “Like No One” reforçam a proposta de um carro único. Entre os elementos mais marcantes estão faróis redondos amarelos, com design que remete à história da Citroën, além de ranhuras nos para-lamas que homenageiam o icônico 2CV.
Outro destaque é o sistema de montagem para pranchas de kitesurf nas portas, reforçando a versatilidade do conceito Ami Buggy. Apesar de ser apenas um exercício de design, ele reflete o compromisso da Citroën em ampliar a percepção sobre o que um carro popular e barato pode oferecer.
Mais de 50 mil unidades vendidas! Um sucesso consolidado na Europa
Desde seu lançamento em 2020, o Citroën Ami já ultrapassou 50 mil unidades vendidas na Europa. Países como França, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal têm adotado o modelo como uma alternativa prática para deslocamentos urbanos. Em Portugal, por exemplo, o Ami já soma mais de 1.500 unidades comercializadas, consolidando sua popularidade como um quadriciclo leve que pode ser conduzido a partir dos 16 anos, com CNH da categoria “AM”.
O sucesso do Citroën Ami não se deve apenas ao seu preço competitivo, mas também à sua proposta disruptiva de mobilidade sustentável. Para competir com seu rival Fiat Topolino, ele oferece uma solução prática para o transporte em centros urbanos, onde questões como custo, espaço e emissões de carbono são prioridades.
O futuro do Citroën Ami no Brasil
Com lançamento previsto na Europa para 2025, por um preço aproximado de £ 8.000 (cerca de R$58 mil em conversão direta sem impostos) se chegar ao Brasil, agregando os impostos, o Citroën Ami teria um preço competitivo, estimado abaixo de R$ 100 mil. Contudo, devido a regulamentações locais, o modelo poderá ser homologado apenas para uso em áreas privadas, como condomínios e centros de distribuição, limitando sua circulação em vias públicas.
Mesmo assim, o Citroën Ami apresenta grande potencial no país. Seu sucesso na Europa, especialmente em mercados como Alemanha, Espanha, Itália e Portugal, sinaliza que o carro pode conquistar também os consumidores brasileiros. A ausência da necessidade de uma CNH em alguns contextos destaca ainda mais sua acessibilidade.
Presente no Brasil desde 1991, a Citroën sempre se destacou pela criatividade e inovação em seus modelos. Ao longo das décadas, a montadora francesa consolidou sua posição como uma marca de referência para carros que combinam tecnologia de ponta e design diferenciado. O Citroën Ami, com sua proposta disruptiva, representa mais um marco nessa trajetória.
Ami 2025: o futuro do carro popular que não precisa de CNH
Ami, o rival do Fiat Topolino, é uma resposta às demandas de um mercado que busca soluções inovadoras e econômicas. Seja pela ausência da necessidade de CNH em vários países, pelo preço competitivo ou pela sustentabilidade de sua operação, o Ami redefine o conceito de carro popular no mercado automotivo.
Com o Citroën Ami 2025 competindo com o Fiat Topolino, a marca francesa oferece ao mercado um carro barato que apresenta uma visão ousada para o futuro da mobilidade urbana. O modelo promete conquistar tanto consumidores quanto especialistas, provando que a inovação pode, sim, ser acessível.