O Comando de Fronteira Roraima, do 7º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou disparo do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro, Míssil MAX (MSS 1.2 AC), no último dia 17 de outubro.
A informação é do Comando Militar da Amazônia, divulgada nesta terça-feira, 5 de novembro.
De tecnologia 100% nacional, o sistema de armas é de médio alcance e tem capacidade de perfurar blindagens com até 500 milímetros de espessura em chapa de aço padrão Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Ainda de acordo com o Comando Militar da Amazônia, o disparo foi para testar a operacionalidade da tropa e contou com a presença do General Costa Neves, maior autoridade militar da região.
Segundo o Exército, o Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro foi projetado para atender às demandas do combate moderno, como mobilidade, facilidade de utilização, elevada potência de fogo, alta letalidade e capacidade de engajar diferentes tipos de alvos.
O MSS 1.2 AC tem alcance de até 2.000 metros no uso contra viaturas blindadas e a ótica de pontaria pode ser ampliada em até 7 vezes.
O sistema conta ainda com guiamento de feixe laser, calibre de 130 milímetros, 1,52 metro de comprimento, 24 kg de massa somando o míssil e o tubo lançador e velocidade máxima de 0,8 Mach (272,2 metros por segundo).