A Marinha revelou nesta terça-feira, 26 de novembro, que o próximo edital do concurso para ingressar na EAM (Escola de Aprendizes-Marinheiros) está próximo de sair e, por isso, “é hora de acelerar os preparativos”. As escolas ficam localizadas em Vila Velha (ES), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
No último concurso foram oferecidas 900 vagas, das quais disputaram mais de 12 mil candidatos.
A bolsa-auxílio de aprendiz-marinheiro é de, aproximadamente, R$ 1.303,90. Após o curso de formação, os rendimentos chegam a R$ 2.294, 50.
Segundo a Força Naval, o documento deve ser divulgado em dezembro e conterá todas as regras para aqueles que desejam ter estabilidade, plano de carreira e crescimento profissional, além do principal: servir à pátria.
Para se inscrever, os candidatos devem atender a requisitos como ser brasileiro nato ou naturalizado, ter 18 anos completos e menos de 22 anos no dia 30 de junho do ano do curso (2025), e ter concluído com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio. A formação está prevista para 2026.
O concurso tem diversas etapas, a começar pela inscrição e passando por provas objetivas, teste de aptidão física e exames médicos e psicológicos.
Como o curso ocorre sob regime de internato e costuma ter duração de um ano letivo, também são requisitos para participar não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou não ter constituído união estável.
Outras regras importantes são possuir idoneidade moral e bons antecedentes de conduta e estar em dia com as obrigações civis e militares.
Clique para saber mais sobre os processos seletivos da Marinha