Pela primeira vez, um brasileiro é nomeado Secretário Geral da INTERPOL, a maior organização policial do mundo. O título foi concedido ao delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, em eleição realizada pela Assembleia da INTERPOL em Glasgow, Escócia. A aprovação foi concedida pela maioria dos representantes dos 196 países que integram a organização.
Urquiza é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar um cargo tão alto dentro da INTERPOL, consolidando, com isso, a presença do Brasil no combate ao crime organizado internacional.
O brasileiro assumirá o posto no final do mandato do atual secretário, Jürgen Stock, da Alemanha, no dia 07 de novembro, para um mandato de cinco anos. Atualmente, Urquiza é Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, mas já foi Vice-Presidente da INTERPOL para as Américas no período de 2021 a 2024.
Pelo X, antigo Twitter, o presidente Lula parabenizou o novo secretário e reforçou a importância da polícia federal brasileira. “Esta é a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo mais alto da Interpol, o que demonstra a confiança no Brasil e o respeito à Polícia Federal”.
Quem é Valdecy Urquiza?
Valdecy Urquiza tem 43 anos e é nascido em São Luiz do Maranhão. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
O delegado da polícia federal já ocupou cargos de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon, França.
No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Papel da INTERPOL
A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) é uma organização internacional que facilita a cooperação entre forças policiais de diferentes países para combater o crime transnacional. Fundada em 1923, a Interpol auxilia na investigação de crimes como terrorismo, tráfico de drogas, cibercrime, tráfico humano, crimes financeiros e corrupção.
Com sede em Lyon, França, a Interpol possui 196 países-membros, que colaboram por meio de uma rede de comunicação segura e eficaz. A organização não possui poder para fazer prisões, mas emite alertas, como os “Avisos Vermelhos”, que informam sobre indivíduos procurados internacionalmente. Além disso, a Interpol oferece treinamento, suporte técnico e ajuda na coleta e análise de dados criminais.
Seu papel é essencial na segurança global, permitindo o compartilhamento de informações vitais para prender suspeitos e prevenir atividades criminosas em escala mundial, atuando como um elo entre as polícias de diferentes nações.