O Yamato, o maior e mais temido navio de guerra já construído, com seus impressionantes 71 mil toneladas de deslocamento, 263 metros de comprimento e uma tripulação de 3.332 militares, era o orgulho da Marinha Imperial Japonesa e um símbolo de poder inigualável durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, em uma reviravolta que surpreendeu o mundo, essa fortaleza flutuante foi afundada pelas forças dos Estados Unidos em uma missão suicida que selou o destino do colosso e marcou o fim de uma era na história naval.
Descubra como esse gigante encontrou seu fim trágico nas mãos das forças da Marinha americanas, em um embate que marcou a destruição de uma lenda e o fim de uma era na história naval.
Encouraçado Yamato do Japão: O poderoso navio de guerra do Japão que navegou para uma missão suicida
O Yamato da Marinha Imperial Japonesa – juntamente com seu navio irmão Musashi – foi o maior navio de guerra já construído. seus nove canhões principais Tipo 94 de 46 cm (18,1 polegadas) empregados foram os maiores já montados em um vagão de batalha e, como resultado, ela foi o navio de guerra mais poderosamente armado já construído. Deslocando quase 72.000 toneladas em plena carga, ela era simplesmente enorme.
A construção do navio de guerra também foi acompanhada de grande segredo, que incluiu a construção de cercas altas, coberturas protetoras e até mesmo redes de camuflagem. A Marinha dos Estados Unidos não tinha ideia do que enfrentaria quando as nuvens da guerra apareceram no horizonte. Yamato tinha sido o orgulho da Marinha Imperial Japonesa e foi da ponte do navio de guerra em 1942 que o Almirante Isoroku Yamamoto comandou a frota durante a Batalha de Midway.
Seria fácil sugerir que Yamato estava entre os melhores navios de guerra já construídos, mas isso está longe de ser o caso. Yamato poderia ser considerado, sem dúvida, o pior navio de guerra já construído pela Marinha.
Isso ocorre porque os navios de guerra precisam ser julgados pelo que fizeram em serviço, em vez do que poderiam ter feito. Ela só enfrentou navios de guerra aliados diretamente em uma única ocasião, durante a batalha de samar – parte da maior Batalha do Golfo de Leyte – onde ela disparou contra vários navios de guerra da Marinha dos EUA.
Yamato afundou apenas um porta-aviões de escolta americano da classe Casablanca, o USS Gambier Bay
Yamato afundou apenas um porta-aviões de escolta americano da classe Casablanca, o USS Gambier Bay (CVE-73), o único porta-aviões americano afundado por fogo de superfície inimigo durante a Segunda Guerra Mundial; e, segundo consta, um destroyer. Foi uma exibição pobre das capacidades de um navio de guerra tão superestimado!
A doutrina militar naval japonesa ainda acreditava que essencial para a vitória em uma guerra seria ser capaz de “superar” e “lutar” seu adversário, e era esperado que nenhum navio pudesse igualar o poder de fogo e o peso lateral da classe Yamato. No entanto, os enormes canhões tinham uma construção incomumente complexa, o que talvez refletisse a dificuldade de fabricar um calibre tão grande.
Como foi visto quando o navio de guerra entrou em combate, os grandes canhões não eram armas decisivas que pudessem esmagar uma frota inimiga. Isso também significava que Yamato e sua nave irmã precisavam ser abastecidas com munição especializada que não era empregada pelos outros navios de guerra da IJN. Então havia o enorme custo do navio de guerra
O histórico de serviço ruim do Yamato também se deve ao fato de que a IJN também estava relutante em arriscar o Yamato sem cobertura aérea, o que limitava como o navio poderia ser implantado. Isso também explica por que o terceiro navio da classe foi convertido em um porta-aviões enquanto ainda estava em construção. Yamato foi construído para uma era que já havia acabado.
As forças da Marinha dos EUA estavam determinadas a afundar o Yamato
Yamato havia zarpado de Tokuyama, na Prefeitura de Yamaguchi, no Japão, apenas um dia antes de afundar. Em preparação para o que seria uma missão suicida, com o codinome “Operação Ten-Go“, o poderoso navio de guerra tinha um estoque completo de munição, mas carregava apenas combustível suficiente para uma viagem só de ida para Okinawa.
O plano era que o navio de guerra encalhasse e servisse como um emplacamento de armas “inafundável” e continuasse a lutar até ser destruído. Infelizmente para a Marinha Imperial Japonesa (IJN), os Aliados interceptaram e decodificaram a transmissão de rádio, descobrindo a Operação Ten-Go. Como o Almirante da Marinha dos EUA Raymond Spruance ordenou que seis navios de guerra americanos se preparassem para uma ação de superfície contra Yamato, em vez disso, foi decidido atacar o navio de guerra japonês com aeronaves baseadas em porta-aviões.
A primeira aeronave fez contato com a Força Especial de Ataque Japonesa pouco depois das 08:00 horas do dia 7 de abril de 1945. Um ataque foi lançado algumas horas depois, e por horas o navio resistiu a onda após onda de ataques os EUA.
As forças dos EUA estavam determinadas a afundar o Yamato e, do primeiro ataque às 12h37 até a explosão final às 14h23, o navio de guerra foi atingido por pelo menos 11 torpedos e 6 bombas.
Ela afundou rapidamente perdendo cerca de 3.055 de sua tripulação de 3.332 militares, incluindo o comandante da frota, Vice-Almirante Seiichi Itō. Embora ela não tenha sido o último navio de guerra a ser afundado durante a guerra, como Yamato foi para o fundo, a era dos navios de guerra de grande porte realmente chegou ao fim.