Recentemente, entre os dias 22 e 25 de outubro, as Forças Armadas da Argentina realizou um exercício naval integrado que se destacou por ser o maior desdobramento registrado nos últimos anos. Este exercício de Etapa de Mar, que contemplou uma série de 4 etapas anteriores, envolveu um significativo número de unidades operacionais, refletindo a preparação e a eficiência da força naval.
A operação ocorreu nas águas do mar argentino e incluiu 14 unidades de superfície, além de um helicóptero H3 demonstrando a magnitude do esforço.
Detalhes do exercício e participação das unidades
Participaram do treinamento os destroyers ARA “La Argentina”, “Almirante Brown” e “Sarandí”, corvetas como ARA “Espora”, “Rosales”, “Robinson” e “Gómez Roca”, junto com os patrulheiros oceânicos ARA “Piedrabuena”, “Almirante Storni” e “Contra Almirante Cordero”, participaram ativamente.
Este impressionante conjunto tático das forças armadas incluiu o navio logístico ARA “Patagônia” e os rebocadores ARA “Tenente Olivieri”, “Puerto Argentino” e “Bahia Agradável”.
O Estado-Maior do treinamento naval integrado se formou a bordo do destroyer “La Argentina” e, dessa forma, ficou responsável pela coordenação dos exercícios para a 5ª Etapa de Mar. Consequentemente, durante esses exercícios, as unidades de superfície realizaram diversas atividades.
Em primeiro lugar, destacaram-se o lançamento e recuperação de aeronaves. Além disso, houve a execução de operações cruzadas, e por fim reabastecimento de combustível.
Além disso, as aeronaves contaram com o suporte das unidades posicionadas perto do navio logístico ARA “Patagônia”. Essas unidades participaram de formações de defesa antiaérea, anti-superfície e anti-submarina contribuindo para eficácia das operações.
Por fim, a simulação de manobras de reabastecimento no mar se destacou, com uma embarcação se posicionando na popa do navio logístico para a operação.
Resultados dos treinamentos e envolvimento dos cadetes das Forças Armadas
Os treinamentos culminaram em um teste de sistemas de armamentos, onde destroyers, corvetas e patrulheiros oceânicos dispararam com canhões de diferentes calibres.
Ao final, as unidades realizaram evoluções táticas e formaram uma defesa antiaérea, registrando o encerramento do exercício com uma foto. Cadetes da Escola Naval Militar e oficiais recém-formados participaram para aprimorar suas habilidades, consolidando práticas de tiro no mar.
A 5ª Etapa de Mar em 25 de outubro ressaltou a capacidade operacional da Armada Argentina e seu compromisso com a formação de novos profissionais.