A Força Aérea Brasileira (FAB) se prepara para dar um importante passo em 2025 com a modernização de sua frota de A-29 Super Tucano para o padrão A-29M. Essa atualização busca melhorar a interoperabilidade entre o A-29 e o avançado caça Gripen NG (JAS 39E/F), refletindo o compromisso da FAB em fortalecer sua capacidade de combate e treinamento.
O programa de modernização, planejado após um estudo de viabilidade no início de 2025, abrangerá 68 aeronaves distribuídas nos esquadrões Scorpio, Flecha, Grifo e Coringa. O esquadrão Joker, por sua vez, continuará com sua missão de treinar novos oficiais na Base Aérea de Natal, preparando-os para transições complexas em sua carreira na aviação de combate.
Atualizações do A-29M inclui sensores eletro-ópticos, armas guiadas a laser e blindagem reforçada
Entre as atualizações do A-29M da Força Aérea, destaca-se a inclusão de um Wide Area Display (WAD), semelhante ao utilizado no Gripen NG, além de sensores eletro-ópticos de última geração, armas guiadas a laser e blindagem reforçada. O pacote inclui também sistemas de autoproteção contra mísseis e o inovador link de dados BR-2, que facilitará a comunicação com aeronaves Gripen, radares E-99 e estações terrestres.
Outro elemento estratégico é o novo sistema de treinamento sintético, que permitirá simular cenários de guerra eletrônica e operações ar-ar e ar-solo. Essa tecnologia melhora a consciência situacional do piloto e a eficiência no treinamento, garantindo que os oficiais estejam preparados para os desafios no combate.
Desenvolvido pela Embraer, o A-29 está equipado com metralhadoras, bombas e munições guiadas e entrará em operação na Força Aérea Portuguesa
Desde sua entrada em serviço na Força Aérea em 2003, o A-29 Super Tucano tem desempenhado um papel crucial na FAB. Originalmente desenvolvido pela Embraer, o modelo foi projetado para enfrentar conflitos de baixa intensidade, com capacidade de operar em ambientes extremos, como a Amazônia.
Equipado com metralhadoras, bombas e munições guiadas, o A-29 se destacou em missões como patrulhas de fronteira e operações anti narcóticos, incluindo a Operação Ágata.
A Embraer expandiu o alcance do Super Tucano com uma variante compatível com a OTAN, o A-29N, que entrará em operação na Força Aérea Portuguesa. Além disso, parcerias internacionais permitiram sua produção em Portugal e nos Estados Unidos, fornecendo aeronaves para países como Angola, Nigéria e Filipinas.
Alinhamento estratégico com o Gripen NG pela Força Aérea Brasileira
A modernização dos A-29 Super Tucano acontece em sinergia com a aquisição dos caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira, que desde 2014 já recebeu oito unidades de um total de 40 adquiridas. Essa iniciativa visa prolongar a vida útil dos Super Tucanos em até 15 anos, além de facilitar a transição operacional dos pilotos para a nova plataforma Gripen.
Com essas atualizações, o Brasil reafirma seu compromisso com a soberania na força aérea e a prontidão militar, ao mesmo tempo em que fortalece a integração entre diferentes gerações de aeronaves em sua frota. Esse investimento tecnológico representa um salto operacional e um marco estratégico para a defesa nacional.