Shmotyev também destacou que anteriormente ofereceram recompensas pela destruição de tanques: 5 milhões de rublos [55.910 dólares] pelo primeiro tanque e 500.000 rublos [5.591 dólares] por cada um dos seguintes. Ele mencionou que atualmente há mais de 20 tanques esperando sua recompensa por terem sido destruídos.
Cabe notar que não se espera que a entrega prevista de aviões de combate F-16 para a Ucrânia altere significativamente a dinâmica do conflito, segundo numerosos analistas militares e oficiais militares ocidentais em serviço ativo. Em uma declaração anterior, o chefe de Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, mencionou que atualmente não há consenso dentro da União Europeia para enviar pessoal militar à Ucrânia, principalmente devido à oposição de vários países.
A chegada dos F-16 à Ucrânia e seu impacto na força aérea do país
Espera-se que os tão aguardados F-16 de fabricação norte-americana, que serão doados por países como Dinamarca e Países Baixos, cheguem no meio do ano ou talvez mais tarde. Muitos especialistas e oficiais militares ocidentais acreditam que sua chegada à Ucrânia depende amplamente da preparação e do treinamento dos pilotos ucranianos.
De acordo com o meio grego Defence-Point, um oficial grego da Força Aérea Helênica (HAF) já se dirigiu a Kiev. Esse oficial grego, aparentemente um piloto instrutor com experiência no uso operacional do avião de combate F-16, sublinha a disposição de reforçar as capacidades ucranianas. No entanto, a publicação manteve em segredo a identidade do oficial.
A Força Aérea Grega acumulou uma importante experiência com aviões de combate ocidentais, particularmente no contexto das tensões e conflitos com a Turquia. Isso inclui um profundo conhecimento do combate aéreo corpo a corpo e o uso eficaz de aviões de combate em missões ar-ar, como destaca Defence-Point.
Primeiros pilotos da força aérea ucraniana concluíram treinamento nos Estados Unidos
Vários relatórios internacionais, incluindo os da Ucrânia e da China, confirmam que o primeiro grupo de pilotos ucranianos do F-16 concluiu seu treinamento nos Estados Unidos. O número exato de pilotos treinados segue sem revelação, mas esse marco representa um avanço notável. Os detalhes sobre as iniciativas de treinamento paralelas na Europa permanecem pouco claros.
No início deste ano, um oficial de defesa norte-americano informou à revista Air & Space Forces Magazine que quatro pilotos ucranianos estavam treinando com o Esquadrão 162 na base da Guarda Aérea Nacional de Morris, em Tucson, Arizona. Além disso, 20 membros do pessoal de apoio estavam recebendo treinamento na Base Conjunta de San Antonio, no Texas.
A Ucrânia está preparada para receber vários aviões de combate de quarta geração de países como os Países Baixos, Bélgica, Dinamarca e Noruega. Essas doações fazem parte de um quadro de cooperação para a coalizão de caças, que também inclui compromissos dos Estados Unidos para treinar os aviadores ucranianos.
Bonificações russas para destruir equipamentos ocidentais no conflito na Ucrânia
Em 2023, o site BulgarianMilitary.com destacou um importante anúncio do Ministério da Defesa russo: foi divulgado um pacote de bonificações para os soldados russos que destruírem equipamentos ocidentais no campo de batalha, ampliando-se para além dos tanques e incluindo veículos blindados implantados na Ucrânia.
Especificamente, se um tanque Leopard, um Abrams ou um Challenger 2 for destruído, o salário de um soldado será incrementado em 1.200 dólares. Se um veículo blindado de infantaria de fabricação ocidental for destruído, será concedida uma bonificação de 600 dólares. Fontes russas afirmam que já foram destruídos 14 tanques Abrams, o que representa um pagamento de 16.800 dólares por cada tanque.
Em um interessante desdobramento dos eventos, o artilheiro Andrey Kravtsov recebeu 12.000 dólares em 2023 por abater um tanque Leopard 2. É importante notar que este não foi o primeiro tanque Leopard derrubado no conflito da Ucrânia. As razões pelas quais Kravtsov recebeu essa soma específica não estão completamente claras, mas fontes russas sugerem que o valor pode ser cumulativo, possivelmente incrementado por entidades privadas russas além das recompensas estatais.
As diferentes versões do F-16 e sua relevância para a força aérea ucraniana
A Ucrânia receberá diferentes tipos de aviões F-16 dos países parceiros. O mais comum é o F-16AM/BM Block 15. Trata-se de uma versão antiga com eletrônica e sistemas básicos. Possui um radar AN/APG-66, que era avançado para sua época, mas não tão bom quanto os modelos mais novos. A versão Block 40 possui melhorias significativas, incluindo o radar AN/APG-68, que tem melhor alcance e resolução. Também vem com o sistema LANTIRN para um voo noturno e com baixa visibilidade mais eficiente.
A versão Block 50 melhora ainda mais o F-16 com o radar AN/APG-68[V]9, que possui maior alcance e melhor rastreamento. Além disso, pode carregar armas avançadas como o míssil AGM-88 HARM, que é utilizado para atingir as defesas inimigas.
O Block 60, também conhecido como F-16E/F, é uma das versões mais avançadas. Possui o radar AESA AN/APG-80, que é excelente para detectar e rastrear alvos. Também possui funções de guerra eletrônica, maior confiabilidade e tanques de combustível adicionais para voos mais longos, juntamente com eletrônica avançada para melhor consciência situacional.