O Ghost foi um barco furtivo desenvolvido nos EUA, cuja existência e tecnologia foi mantida em segredo por quatro anos. Apesar de sua aparência que lembra a engenharia de um catamarã, o Ghost era, na verdade, um barco inovador acoplado a dois gigantes submarinos. Esses submarinos permitiam que o Ghost operasse principalmente debaixo d’água, praticamente “voando” sob a superfície.
O inventor, Greg Sankoff, gastou 5 milhões de dólares de seu próprio bolso para contratar engenheiros e especialistas navais, com o objetivo de criar um barco revolucionário. A ideia inicial era eventualmente vender o Ghost para as Forças Armadas dos EUA, especialmente após o trágico ataque ao USS Cole em 12 de outubro de 2000.
Nesse ataque, um pequeno barco carregado de explosivos pilotado por terroristas abriu um buraco de 12 metros de largura no navio, matando 17 marinheiros e ferindo outros 40. Esse evento foi um catalisador para Sankoff, que viu a necessidade de um navio de guerra capaz de neutralizar ameaças semelhantes.
Estados Unidos impõe ordem de sigilo
O governo dos Estados Unidos impôs ordens de sigilo ao Ghost, declarando-o tão perigoso que não queriam que países aliados dos EUA tivessem acesso a ele. Isso levantou questões sobre as verdadeiras capacidades e intenções por trás da engenharia do Ghost.
Tecnologia e inovação: entenda como o Ghost voava debaixo d’água e suas capacidades furtivas
O Ghost foi um exemplo de inovação tecnológica em operações marítimas. Utilizando um design chamado SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull), o Ghost minimizava os efeitos das ondas, proporcionando uma navegação incrivelmente suave. Enquanto pequenos barcos patrulha eram instáveis em mar aberto, o design SWATH permitia ao Ghost operar com eficiência, mesmo em condições adversas.
Os dois gigantes submarinos que sustentavam o Ghost tinham 22 superfícies de controle subaquáticas, incluindo dois motores a gás e tanques de combustível de 3.028 litros cada.
A posição das hélices na frente dos submarinos era uma característica única da engenharia, reduzindo o arrasto através da cavitação, onde a água forma bolhas ao redor das hélices, criando túneis de gás subaquáticos. Isso permitia ao Ghost uma velocidade máxima de 74 km/h, tornando-o o navio SWATH mais rápido do mundo.
O Ghost era equipado com uma variedade de armas, incluindo um canhão rotativo M197 de 20 mm e mísseis Griffin. Sua missão principal era a defesa da frota, protegendo navios maiores contra ameaças menores, como barcos terroristas e sistemas marítimos não tripulados nos EUA. Também poderiam ser usado em operações de guerra anti-submarina e proteção contra pirataria.
Desafios e obstáculos que impediram o Ghost de ser adotado pela Marinha dos EUA
Após investirem 22 milhões de dólares em dinheiro privado, a Juliet Marine Systems finalmente pôde revelar o Ghost ao público. Contudo, o governo americano impôs e levantou ordens de sigilo várias vezes, dificultando a divulgação da tecnologia.
A Juliet Marine Systems tentou vender o Ghost para a Coreia do Sul, mas enfrentou inúmeros obstáculos burocráticos. Além disso, o interesse inicial da Marinha dos EUA desapareceu devido a uma preferência por navios de casco grande capazes de operar tanto em águas azuis quanto costeiras.
A relutância da Marinha em adotar novas tecnologias, após os problemas com os navios de combate litoral e o Zumwalt, também contribuiu para a falta de interesse.
Como este barco furtivo poderia transformar a defesa marítima nos EUA
Em 2016, devido aos desafios comerciais e às restrições governamentais, a Juliet Marine Systems foi forçada a demitir a maioria de seus funcionários. O Ghost foi colocado à venda por 2 milhões de dólares, e atualmente está exposto no Parque Albacore, ao lado do USS Albacore, em Portsmouth, New Hampshire, nos EUA.
A história do Ghost reflete a repetição dos padrões históricos, onde novas tecnologias navais enfrentam resistência inicial da engenharia antes de serem adotadas amplamente. Com suas capacidades furtivas e design inovador, é provável que o Ghost ou suas variantes futuras se tornem parte integrante de muitas marinhas ao redor do mundo.