O Exército vai trocar um terreno de 18 mil metros quadrados em Brasília por novas instalações militares. A decisão foi tomada pelo Comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e autoriza a permuta do imóvel, localizado no Pátio Ferroviário de Brasília, por novas edificações que serão construídas em outros terrenos da Força. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22).
A troca do Lote 7 será feita por meio de um processo licitatório e as novas instalações deverão atender às necessidades da 11ª Região Militar. A ideia é otimizar o uso dos imóveis do Exército na capital federal e garantir melhores condições de trabalho para os militares.
A decisão foi tomada após diversos estudos e análises técnicas, e conta com o aval do Estado-Maior do Exército e da Diretoria de Obras Militares. O processo deverá ser concluído em até cinco anos.
Histórico e polêmicas
A alienação do Pátio Ferroviário tem gerado movimentações desde 2023, quando parte da área foi liberada para uso comercial e industrial, com a aprovação do Plano de Uso e Ocupação pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Na época, conforme noticia o Correio Braziliense, o Exército cedeu três lotes ao GDF, utilizados hoje para o Shopping Popular e uma central de reciclagem.
Enquanto isso, o maior dos 11 lotes do PFB, com impressionantes 400 hectares, segue aguardando um plano específico para sua ocupação. Esse terreno continua a ser alvo de debates sobre sua utilização futura.