A SpotSat, empresa que usa inteligência artificial pra tomada de decisões no agronegócio, anunciou que vai lançar em 2025 o 1º satélite produzido no Brasil e lançado também em território nacional. Até hoje, segundo a empresa, nenhum satélite feito aqui foi, como o Amazônia 1 e o SCD-1, foram pro espaço a partir do nosso território.
José Renato, CEO da SpotSat, deu mais detalhes do lançamento ao Olhar Digital nesta sexta-feira, 15 de novembro. Ele conta que o objetivo do satélite é identificar riscos e ameaças em plantações em tempo real e adianta que este será apenas o 1º satélite dentro de um longo projeto da companhia pro espaço nos próximos anos.
O satélite a ser lançado em 2025 se chamará Odail Star One, em homenagem a seu pai, José Odail, um dos pioneiros da Aeronáutica brasileira. Odail se formou pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e foi um dos responsáveis pelo voo inaugural do avião Bandeirante em 1968.
José Renato revela que o lançamento será feito a partir da Base de Alcântara, localizada no município de mesmo nome no Estado do Maranhão. A Base é considerada uma das mais bem localizadas do mundo, por ficar a apenas 250 km da linha do Equador, permitindo assim aproveitamento da velocidade de rotação da terra pra entrar em órbita e reduzindo gastos com combustível.
O local também dispõe de condições climáticas favoráveis para o lançamento de foguetes.